Animais

Publicado: Quarta-feira, 22 de julho de 2009

Saiba sobre o Programa de Posse Responsável em Itu

O objetivo do programa é dar um lar para os cães e gatos.

Crédito: Arquivo Clube de Cãompo Saiba sobre o Programa de Posse Responsável em Itu
O Zoonoses promove constantemente feiras de adoção na cidade.

O Programa de Posse Responsável, que teve início em março de 2005, é de grande importância para o município, pois diminui a quantidade de animais de rua e permite o controle de Zoonoses. Os novos responsáveis pelos animais são orientados a cuidar da saúde dos bichos.

Segundo o médico veterinário Sérgio Castanheira, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, a pessoa que adotar um cão ou gato, preencherá uma ficha onde constará o nome, RG do proprietário e endereço. Através desta ficha a equipe da Zoonoses acompanhará o animal, orientando as vacinações e vermifugações, para evitar a transmissão de doenças.

O objetivo do programa é dar um lar para os diversos animais que chegam ao Zoonoses, bem como evitar que os animais fiquem na rua, sem proteção contra doenças. “Quando a pessoa adota um cachorro ou gato, ela passa a cuidar desse animal”, afirma o veterinário.

Pede-se do dono apenas que tenha vontade em adquirir um animal de estimação, uma vez que não há custos. O Centro de Controle de Zoonoses castrará os animais adotados gratuitamente, a fim de controlar a natalidade de cães e gatos.

Outras informações podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na avenida Sete Quedas, 1.038, no bairro Progresso, ou pelos telefones (11) 4013 1401 e 4023 1505.

Comentários