Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Uma Itu com mais diversão

Por André Roedel.

Crédito: Arquivo Pessoal Uma Itu com mais diversão
"O ituano necessita de algo para aliviar todo o estresse causado pela rotina dura que vive"

Em seus 405 anos de história, Itu sempre foi lembrada e respeitada por todos. Afinal, foi em nossa terra que tantas mudanças na política e na economia do Brasil foram iniciadas. Porém a admiração de outrora vai se perdendo com o tempo e o surgimento de graves problemas, como a severa falta d’água e a insegurança crescente. Para recuperar isso demanda tempo e empenho de todos.

Mas enquanto isso não é solucionado, tenho um pedido especial para minha querida Itu: que ela seja mais alegre, mais divertida. Nossa cidade precisa de mais lazer, esporte e entretenimento. Não falo de “pão e circo”, mas o ituano necessita de algo para aliviar todo o estresse causado pela rotina dura que vive. Por isso, nas próximas linhas irei apontar tudo que sempre quis para a cidade que me acolhe desde sempre.

Uma coisa que sempre sonhei para Itu foi ter uma equipe de ponta em outro esporte que não seja o futebol – que já está bem representado pelo Ituano. Na região temos exemplos incríveis, como o futsal de Sorocaba e o vôlei de Campinas – ambos patrocinados pela Brasil Kirin. Seria sensacional ver o ginásio municipal lotado, com os ituanos torcendo e vibrando por uma equipe feminina de vôlei, por exemplo.

Já temos bons projetos na área de iniciação esportiva na cidade, como o “Vôlei em Rede” e o “Nadando com Gustavo Borges”, mas gostaria de ver isso ampliado. Às vésperas das Olimpíadas, Itu poderia iniciar um plano para se transformar num pólo de esportes olímpicos. Já pensou que legal ver pequenos “Césares Cielos” e “Daianes dos Santos” surgindo em nossa cidade?

Mas não é só o esporte que pode – e merece – crescer em Itu. Também precisamos de mais lazer, cultura e entretenimento, de todos os tipos. O tão prometido teatro municipal é uma das coisas necessárias para a cidade. Enquanto as cidades da região recebem grandes peças e shows de stand-up, Itu se contenta com poucos espetáculos no Temec, que fica escondido no meio do Bairro Brasil.

Também precisamos de mais espaços culturais espalhados pela cidade. As escolas e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) poderiam se tornar locais para a cultura ser difundida, mas hoje contam apenas com alguns cursos e atividades para os jovens. Isso aos poucos vai mudando com o empenho de agentes transformadores e pessoas abnegadas, mas ainda está longe de ser o ideal.

Como profundo admirador da sétima arte, também desejo que Itu tenha um cinema de melhor qualidade, que exiba mais filmes e dê opção para quem queira desfrutar do áudio original. Também sonho que a “cidade cinema” – como Itu já foi conhecida – passe a ter um ponto de encontro para os cinéfilos, como um cineclube ou um Museu da Imagem e do Som. Sonhar não custa nada...

Por último, desejo que você que esteja lendo compartilhe seus sonhos para uma Itu melhor. Comente sobre o que você sempre sonhou de melhorias para a cidade – que pode não ser perfeita, mas é seu lar e possui tantas coisas belas. Vai que a gente tenha visões em comum e juntos possamos mudar pra melhor a realidade ituana?

André Roedel nasceu em Salto, mas sempre viveu em Itu. Formado em Jornalismo, hoje atua como repórter e colunista de cinema e esportes no Itu.com.br.

Comentários