Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Uma Itu com mais Deus

Por Salathiel de Souza.

Crédito: Arquivo Pessoal Uma Itu com mais Deus
"Uma Itu com mais Deus diminuiria de vez a corrupção, a violência e a pobreza da nossa cidade"

Não se engane: ninguém consegue explicar Deus. Por mais estudos teológicos, por mais experiências místicas, por mais caminhada de fé que alguém possa ter, no final das contas haverá apenas uma pequena noção a respeito Dele. Entretanto, o fato de não compreender tal mistério não nos impede de vivê-lo e experimentá-lo.

Se fosse assim, ninguém usaria forno-de-microondas: você não sabe como ele funciona, nem consegue explicar qual o milagre tecnológico que aquece rapidamente os alimentos... mas, mesmo assim, consome tudo o que nele é aquecido.

Nas diversas religiões há pensamentos e afirmações a respeito de Deus. Na tradição judaico-cristã, que é a nossa aqui no Ocidente, temos a Torá e a Bíblia que, em seus conteúdos, nos revelam muito a respeito desse Deus a princípio misterioso. Para os cristãos, o Deus vingativo e sem rosto do Antigo Testamento acaba por se revelar um Pai Misericordioso e humano, na sagrada face de seu Filho Jesus Cristo.

De forma geral, ainda fico com aquela famosa afirmação de que Deus é Amor. Na verdade, na primeira carta do Apóstolo João, a frase completa é esta: "Quem não ama não conheceu a Deus, já que Deus é amor" (1Jo 4,8).

Quando penso no futuro de Itu e de seu povo, penso que nossa cidade e habitantes necessitam de tantas coisas: sistema de ônibus melhor; empregos dignos; saúde e educação de qualidade; menos violência; políticos mais competentes e que se importem de verdade; etc. Mas, por experiência própria, sei de alguém que pode vencer conosco tantas necessidades atuais, convertendo-nos diariamente à esperança perseverante: DEUS.

Não tenhamos uma visão rasteira, mesquinha e simplista. Quando digo que desejo uma Itu com mais Deus, não estou necessariamente falando de sistemas religiosos, códigos e doutrinas. Acima disso, desejo que em nossa cidade as pessoas tenham mais Deus no pensamento e no coração. Pois a pessoa que busca a Deus é de bem, traz consigo valores bons. Uma pessoa com Deus não mata ninguém e nem rouba; não estupra e nem ofende; não tem ódio e nem vingança.

Uma Itu com mais Deus diminuiria de vez a corrupção, a violência e a pobreza da nossa cidade. Seria feita de pessoas que se respeitam e se amam, mesmo com tantas diferenças entre elas. Saberia compreender as limitações humanas na busca por uma vida melhor. Uma Itu com mais Deus conseguiria perseverar sempre, por pior ou confuso que fosse o cenário atual.

Se estivesse ao meu alcance dar um presente aos ituanos, daria mais Deus para todos e cada um. Porque, com Deus, tudo melhora. E não há nada que eu mais deseje (Deus também!) do que uma vida melhor para todos, com muita saúde e trabalho, com salário digno, segurança e alegria.

Deus abençoe Itu! Deus abençoe ituanos e ituenses!

Amém!

Salathiel de Souza é jornalista e professor. Iniciou sua carreira em 1996. É colunista do Itu.com.br desde 2005 e membro da Academia Ituana de Letras desde 2011. É seminarista na Diocese de Jundiaí, atualmente cursando Teologia.

Comentários