Tapetes coloridos enfeitam as ruas de Itu em Corpus Christi
Evento tradicional reúne fé e alegria de todas as cores!
Deborah Dubner
por Deborah Dubner
Serragens coloridas, cal, pó de café, casca de ovo, palha de arroz e flores colorem o grande tapete que embeleza o centro de Itu no feriado religioso de Corpus Christi. A composição do tapete de 2 mil metros de comprimento envolve o trabalho de centenas de pessoas, que vão aprendendo a técnica e a arte, com o passar das gerações. Jovens, adultos e crianças doam seu tempo e alegria, presente em cada detalhe.
Em Itu a tradição da confecção do tapete em Corpus Christi ocorre há mais de 40 anos e segundo a lenda popular “nunca chove nesse dia”. Bonita por natureza, esta festa religiosa é uma das mais belas do ano, porque traz alegria às ruas, reúne moradores, amigos e familiares, convida turistas e cria um clima fraterno entre as pessoas. Impossível ver e não admirar!
O tapete é confeccionado por membros de associações e pastorais, paróquias e comunidades de jovens, que desde cedo começam o trabalho artístico de enfeitar as principais ruas do centro de Itu. Uma missa é realizada na Igreja Nossa Senhora da Candelária (Matriz) e logo depois, em clima de beleza e religiosidade, as ruas recebem a procissão com o Santíssimo Sacramento, com a participação de milhares de fiéis.
A tradição é revivida a cada ano. Está aí um evento imperdível, que marca para sempre quem passeia pelas ruas de Itu nesse dia.
A Festa de Corpus Christi