Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 26 de junho de 2012

Novo prédio verde da prefeitura de Itu será inaugurado nesta quarta

Evento será aberto à população.

Novo prédio verde da prefeitura de Itu será inaugurado nesta quarta
Inauguração do nov Paço Municipal de Itu acontece no dia 27 de junho

A prefeitura de Itu inaugura no dia 27 de junho, às 17h30, sua nova sede, localizada na avenida Itu 400 Anos, no bairro Itu Novo Centro. O novo Paço Municipal é considerado o primeiro Green Building Público da América Latina por ter cumprido, desde sua idealização, uma série de normas de sustentabilidade, obtendo assim a certificação Liderança em Energia e Design Ambiental (Leed), válida mundialmente.

O novo centro administrativo tem nove mil metros quadrados de área construída, em um terreno de mais de 51 mil metros quadrados. O conceito inovador da construção assegura economia no consumo de energia elétrica (30%) e de água (50%) e redução na emissão de gases (35%) e na geração de resíduos (cerca de 60%). De acordo com a prefeitura, o novo prédio proporcionará ainda economia ao município, já que o antigo prédio era alugado.

O espaço conta com estacionamento para 400 veículos e um anexo exclusivo para a Secretaria Municipal de Educação, com um auditório para mais de 300 pessoas. Com sua nova casa, a prefeitura aposta em "condições mais adequadas de trabalho para os servidores e melhorias no atendimento à população".

O novo Paço Municipal chamou a atenção desde a sua concepção. Ainda na fase inicial, foi apresentado na Conferência Internacional e EXPO do GBC Brasil, evento referência no cenário da construção civil sustentável brasileira e mundial, realizado em agosto de 2011, na sede da Federação do Comércio (Fecomercio), em São Paulo. 

A inauguração, que será aberta à população, contará com uma programação especial, que acontece das 17h30 às 19h15. Confira: 

17h30 – Solenidade de inauguração – Auditório do Centro de Capacitação de Professores
18h30 – Ato Ecumênico, Apresentação da Banda União dos Artistas, Coral Vozes de Itu e Assatemec – Saguão principal
19h – Descerramento da placa inaugural – Saguão principal
19h15 – Apresentação do Grupo Ares (dança performática) e concerto com a Banda Sinfônica do Exército, regida pelo maestro Benito Juarez – Fachada e pátio externo.

Exposição

No novo edifício também serão apresentados os painéis da exposição "Azulejos contam uma História", que reproduzem obras do acervo do Museu Republicano "Convenção de Itu"/Universidade de São Paulo.

Comentários