Cotidiano

Publicado: Domingo, 21 de fevereiro de 2010

"Itu pelos Ituanos": um livro que encanta

O lançamento do livro homenageia o quarto centenário de Itu.

Crédito: Deborah Dubner/www.itu.com.br "Itu pelos Ituanos": um livro que encanta
O livro "Itu pelos Ituanos" foi uma iniciativa da Academia Ituana de Letras

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Homenagens, memórias, histórias, reflexões, impressões, estudos, curiosidades. Tudo isso está reunido no livro “Itu pelos Ituanos”, que foi lançado no dia 20 de fevereiro, lotando o auditório do Sincomércio.

Realizado pela Academia Ituana de Letras (ACADIL) e editado pela Ottoni Editora, o livro reúne cerca de 70 crônicas relacionadas a Itu, de ituanos e moradores da cidade.

Inicialmente, o projeto nasceu como uma ideia para perenizar a história de Itu e sua gente, integrando olhares e unindo pessoas de várias idades e competências. Conforme foi se concretizando, tornou-se também um presente para o quarto centenário de Itu, trazendo à tona visões diferentes de acadêmicos, alunos, jovens, adultos e até mesmo pré-adolescentes.

Folheando suas páginas, o leitor encontrará preciosidades que vão desde poesias apaixonadas, até estudos detalhados de passagens históricas, homenagens a ituanos ilustres, legados inesquecíveis, lugares acolhedores, festas típicas, sons, cheiros e sabores dessa terra e dessa gente.

A psicóloga Olga Sodré participa do livro, com uma crônica publicada. A intenção foi homenagear a mãe, Yolanda Frugoli Sodré, mostrando os imigrantes italianos que chegaram na cidade de Itu e homenageando a Igreja Nossa Senhora da Candelária, onde a mãe se casou. “É um retorno às raízes ituanas. Fiquei muito satisfeita em ter minha crônica publicada, estou me sentindo aceita como ituana de raízes”, confessa Olga.

O senhor Benedito Rodrigues, ficou sabendo do concurso para o livro através da esposa e resolveu enviar as poesias que o falecido pai, Benedito Francisco da Conceição Rodrigues, tinha escrito em 2003. Quando soube que as três poesias de seu pai seriam publicadas, ficou lisonjeado com a homenagem póstuma. “Reconhecimento é um gosto que meu pai tinha pela vida, ele era uma pessoa positiva e vivia a vida intensamente”, conta. E apoia a ideia do livro. “É interessante essa coletânea de vivências, de histórias e pontos de vista pessoais, diferentes da historia oficial da cidade”.

O lançamento do livro contou com uma sessão solene comemorativa ao Quarto Centenário de Itu promovida pela ACADIL, com palestra alusiva à cidade, sua história e sua gente. Nos intervalos, os participantes puderam apreciar apresentações do Quarteto Tristão Junior, que tocou músicas de compositores ituanos.

O evento contou com o apoio do Conselho de Organização e Planejamento dos Festejos de Comemoração dos 400 anos da Estância Turística de Itu (COPITU).

O livro “Itu pelos Ituanos” pode ser adquirido na Ottoni Editora, situada à Rua Garcia Moreno, 55. Mais informações pelo telefone (11) 4022-5309 ou pelo email [email protected]

Alan Dubner / www.itu.com.br

Alan Dubner / www.itu.com.br

Comentários