Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Itu assina convênio de 93 milhões em Brasília

Verba será para drenagem das águas pluviais do municipio.

Crédito: A.I/ Prefeitura de Itu Itu assina convênio de 93 milhões em Brasília
Cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto

Representantes políticos de Itu estiveram em Brasília (DF) na segunda-feira, dia 6 de dezembro, para participar da cerimônia que se realizou no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, foi assinado o convênio de repasse de 93 milhões para a cidade de Itu, que serão destinados a obras de canalização, revitalização e urbanismo de áreas de córregos na cidade.

A verba, de acordo com o prefeito Herculano Júnior, será destinada para a concretização de um projeto grandioso: drenagem das águas pluviais e córregos de todo o município, além da revitalização de áreas próximas a esses córregos. Na oportunidade, o prefeito assinou ainda o Programa de Manejo de Águas Pluviais, do Ministério das Cidades, convênio que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 ).

O Projeto

Segundo informações da prefeitura, os recursos atribuídos à cidade deverão ser destinados à revitalização de aproximadamente 10km de córregos, sendo beneficiados os córregos do Brochado, Taboão e Guaraú. Também com este repasse será realizada a recuperação dos dois reservatórios existentes de contenção de chuvas de pico (os chamados “piscinões”) localizados na Vila Gatti e Jardim Faculdade. Estes dois reservatórios, fundamentais no sistema de contenção de enchentes, receberão gabiões caixa em suas “paredes” e terão também seu piso concretado, diminuindo o grande assoreamento que hoje sofrem.

Estes principais córregos da cidade receberão drenagem e canalização de exatos 9,2 quilômetros em sua extensão e também a efetivação de parques lineares em suas margens, inclusive com o plantio de aproximadamente 30 mil árvores, faixa de pedestres, pistas de caminhada e ciclovia. O projeto foi protocolado em Brasília pela prefeitura de Itu em 27 de março de 2009 e, desde então, constantemente os representantes são chamados à capital federal para audiências junto a técnicos de diversos ministérios.

Ainda de acordo com o poder público, o córrego do Brochado terá aproximadamente 4 quilômetros totalmente revitalizado, com a contenção de seus barrancos e fundo por gabiões caixa de diversas dimensões. O córrego passa por diversos e populosos bairros da cidade, como Parque Industrial, Jardim Vitória, Jardim Faculdade, Vila Gatti, área central, Jardim Santana - (onde hoje existem pontos de alagamento e enchentes principalmente junto à avenida Hermógenes Brenha Ribeiro), desaguando no córrego Taboão, em seu curso na avenida Marginal.

Já o córrego do Taboão (que nasce junto ao hoje denominado Itu Novo Centro, passando na parte interna do Regimento Deodoro e pela avenida Marginal) e o córrego Guaraú (que tem início no final da mesma avenida e segue para a cidade de Salto) receberão as mesmas melhorias em seus respectivos leitos. O projeto foi elaborado por uma empresa especializada, e levou em conta um estudo minucioso das chuvas, recorrendo a dados de índices pluviométricos dos últimos 100 anos. As obras devem ter início já no primeiro semestre de 2011 e a conclusão está prevista para aproximadamente daqui a 1 ano e meio.

Comentários