Cotidiano

Publicado: Sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Estação de Tratamento de Água do Pirapitingui é inaugurada

Novas instalações custaram R$ 25 milhões.

Crédito: DECOM/Prefeitura de Itu Estação de Tratamento de Água do Pirapitingui é inaugurada
Autoridades municipais participaram da cerimônia de inauguração da nova ETA do Pirapitingui

Foi inaugurada na quinta-feira, dia 30 de janeiro, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pirapitingui. Com capacidade para tratar 120 litros por segundo, a estação, localizada no Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes (Hospital do Pirapitingui), deverá fornecer água diretamente para mais 50 mil pessoas.

“A nova ETA do Pirapitingui é mais um passo na melhoria do sistema de abastecimento, reduzindo a perda de água e atendendo as exigências da Prefeitura, para oferecer um serviço cada vez mais adequado à população”, afirmou o prefeito Antonio Tuíze, que realizou a inauguração junto com o vice Neto Beluci.

De acordo com a concessionária Águas de Itu, responsável pela construção, a nova ETA teve o custo de R$ 25 milhões. Além de substituírem a antiga estação, datada de 1965, as instalações recém-entregues no Pirapitingui devem aumentar em 50% a capacidade de tratamento de água nos seis bairros da região: Cidade Nova, Jardim União, Jardim Novo Mundo, Vila Vivenda, Jardim Europa e Vila Martins.

Somando a ETA do Itaim, que passou a operar no dia 24 de janeiro, com a unidade inaugurada agora no Pirapitingui, mais de 110 mil pessoas em 11 bairros da cidade devem ser beneficiadas. As novas estações são parte do processo de modernização do sistema de águas da cidade, que visa substituir toda a estrutura de tratamento criada há décadas.

Comentários