Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Domingos Fernandes ganha monumento em Itu

O evento contou com apresentação da Corporação Musical.

Crédito: Alan Dubner / www.itu.com.br Domingos Fernandes ganha monumento em Itu
Mylton Ottoni da COPITU foi um dos idealizadores do projeto

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O monumento a Domingos Fernandes foi inaugurado em Itu, no domingo, dia 31 de janeiro, na praça da Independência (Largo do Carmo). O evento contou com apresentação musical feita pela Corporação Musical União dos Artistas, de 98 anos, que, guiada pelo maestro Chico, tocou o hino nacional e o da cidade de Itu.

Dezenas de pessoas se aglomeraram na praça para acompanhar a inauguração da escultura. Entre elas, autoridades locais, representantes do Conselho de Organização e Planejamento dos Festejos de Comemoração dos 400 anos da Estância Turística de Itu (COPITU) e da organização geral do evento. "A inauguração da estátua paga uma dívida dos ituanos para com o fundador da cidade. Esse monumento vai perpetuar no bronze, em local de destaque, a imagem de Domingos Fernandes", afirma o conselheiro da COPITU, Bernardo Campos.

A estátua do fundador é modelada em argila, fundida com metais e bronze. Pesa aproximadamente 220 quilos, tem 2,10 metros de altura e sua base mede 1 metro de altura por 1,20 metro de largura.

Segundo o conselheiro Mylton Ottoni, o que pode chamar mais atenção na estátua é o fato do bandeirante estar sem chapéu, o que não era de costume entre os mesmos. “Nós optamos por fazê-lo sem chapéu para deixar mais evidente os fortes traços mamelucos (mistura de português com índio)”. E completa: “Os gestos dele simbolizam bem essa mistura: de um lado a bandeira de Portugal e do outro um facão”.
 
A obra foi produzida pelo escultor Murilo Sá Toledo, de Santana de Parnaíba (SP). O artista foi o criador de vários monumentos de destaque como o Frei Agostinho de Jesus, em Santana de Parnaíba - SP; monumento aos Romeiros, em Pirapora do Bom Jesus - SP; o Busto do Governador Mário Covas, na Sede do SEBRAE São Paulo, em Santos - SP; o Busto do Dahier Cutait, no hospital Sírio Libanês - SP; escultura da Raquel de Queiroz, em Fortaleza -CE; monumento aos Bandeirantes, em Santana de Parnaíba e a estátua oficial de São Paulo, na Praça da Sé - SP.

A fundação do monumento foi organizado pela Prefeitura Municipal da cidade junto com o Conselho de Organização e Planejamento dos Festejos de Comemoração dos 400 anos da Estância Turística de Itu (COPITU). Confira aqui a agenda oficial do Itu 400 anos.
 
Bernardo Campos e Jonas Souza (Museu Republicano) falam sobre a inauguração do monumento:
Alan Dubner/itu.com.br
Alan Dubner/itu.com.br
Comentários