Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Chuva melhora situação dos reservatórios da cidade

Precipitação alcançou 100 mm nos primeiros dias de novembro.

Crédito: DECOM/Prefeitura de Itu Chuva melhora situação dos reservatórios da cidade
Represa do Fubaleiro foi uma das beneficiadas com as chuvas que caíram nos primeiros dias de novembro

A chuva registrada nos primeiros dias de novembro fez a situação dos reservatórios de Itu melhorar. Segundo Maurício Camilo, coordenador do sistema operacional da Águas de Itu, empresa responsável pelo abastecimento da cidade, o volume de chuvas registrado no período está bem acima do esperado.

A precipitação já alcançou 100 mm, mais da metade da média histórica de novembro, que é de cerca de 150 mm. A informação foi passada durante reunião do Comitê de Gestão da Água realizada nesta quarta-feira, dia 5 de novembro.

“Nos próximos dias nós vamos ter chuva, mas com menor intensidade. Mas se for repetir a média de chuva dos meses de novembro, nós teremos em torno de mais de 100 mm até o final do mês”, comentou Camilo.

A previsão é de que as precipitações continuem, conforme explicou o coordenador. O volume para recuperação total das bacias e das represas, segundo informações do técnico, seria de 300 mm. Essa quantia de chuva é esperada em até 60 dias.

Apesar da boa notícia, o coordenador da concessionária ressalta que o racionamento ainda se faz necessário e a cooperação da população, fazendo uso racional da água, é fundamental para que os resultados sejam mais rápidos.

“O racionamento não acabou. O uso racional da água faz parte do dia a dia. Os ituanos sabem, nós estamos há nove meses com essa dificuldade hídrica no município, então há necessidade do uso racional sim. Se houver excessos, realmente essa água vai faltar pra muita gente”, finalizou o coordenador. 

Comentários