Cotidiano

Publicado: Terça-feira, 11 de junho de 2013

ACADIL promove palestra com o tema "Viver mais e melhor"

Evento também foi marcado por intervenção literária.

Crédito: Bruna Fiamenghi ACADIL promove palestra com o tema "Viver mais e melhor"
Luciano Prado ao lado da presidente da ACADIL, Maria Ângela Pimentel Mangeon Elias, e do acadêmico Paulo Stucchi

Em reunião aberta realizada no Gandini Hotel no dia 8 de junho, a Academia Ituana de Letras (ACADIL), apresentou intervenção literária do acadêmico Paulo Stucchi. Na mesma data, ocorreu uma palestra do personal trainer Luciano Mangini Prado, que enfatizou a necessidade de estar em movimento e com a mente ativa a fim de conseguir melhor qualidade de vida e, consequentemente, viver mais.

Intervenção literária

O escritor Paulo Stucchi apresentou aos acadêmicos uma palestra sobre a Guerra da Tríplice Aliança (Paraguai, 1864-1870), fato histórico que serve como pano de fundo de seu último romance, “Menina – Mitacuña”, que mostra a história de uma garota guarani e de um soldado negro brasileiro. Stucchi é graduado em Jornalismo pela UNESP de Bauru e ocupa a cadeira nº 29 da ACADIL, do patrono João Tibiriçá Piratininga.

“Viver mais e melhor”

Atendendo a convite de Maria Ângela Pimentel Mangeon Elias, presidente da ACADIL, o personal trainer apresentou o tema "Viver mais e melhor". Prado mostrou ainda a importância da atividade física até o fim da vida, visando dar ao corpo o estímulo para o qual ele foi projetado a receber, através de exercícios funcionais, no dia a dia, dentro das atividades rotineiras de qualquer pessoa.

Segundo ele, a própria Maria Ângela quando começou os exercícios há cinco anos, tinha dificuldade de caminhar até 100 metros. "Hoje ela realiza facilmente uma distância 25 vezes maior, 2,5 km, devido ao treinamento dado ao corpo nestes cinco anos", afirma o personal.

Ele ainda esclareceu ao público presente que não é necessário fazer academia nesse processo. "São coisas simples como subir escadas, ir ate a padaria a pé, levantar o saco de arroz, carregar o galão de água, já são exercícios", exemplifica o profissional, que é Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício.

Comentários