Cultura

Publicado: Quinta-feira, 10 de julho de 2014

Traditional Jazz Band fecha programação do Festival de Artes de Itu

Apresentação acontece neste sábado, às 20 horas.

Traditional Jazz Band fecha programação do Festival de Artes de Itu
O grupo já realizou centenas de shows no Brasil e no exterior, incluindo participações de destaque em vários festivais

A Traditional Jazz Band fará uma apresentação neste sábado, dia 12 de julho, no auditório do Regimento Deodoro, a partir das 20 horas. A atração gratuita fecha a programação do 21º Festival de Artes de Itu, que teve início no dia 6 de junho.

O grupo já realizou centenas de shows no Brasil e no exterior, incluindo participações de destaque em vários festivais de jazz na Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, bem como nos Estados Unidos nas cidades de New Orleans, Washington, Boston, Nova Iorque, notadamente por três vezes no Heritage Jazz Festival, o maior festival de jazz tradicional do mundo que ocorre anualmente em Sacramento na Califórnia.

Pela produção de um CD dedicado à obra de Duke Ellington, a Traditional Jazz Band é a única banda de jazz da América Latina catalogada no Smithsonian Jazz Museum em Washington. Seguidora dos grandes mestres do gênero, a banda adicionou no programa apresentado durante a turnê nos EUA o espírito “verde e amarelo” ao estilo, criando a primeira versão mundial de jazz temperado com samba para “In the Mood”, um dos maiores sucessos de Glen Miller.

Com mais de quatro décadas de carreira, a Traditional Jazz Band já lançou 23 CD’s sendo o primeiro em 1969 e o último intitulado “Traditional Jazz Band Brasil – 45 Anos de Estrada”. O repertório da banda é formado por composições de grandes mestres da origem do jazz como Fats Waller, King Oliver, Louis Armstrong, Jelly Roll Morton bem como de alguns grandes nomes da era das ‘big bands’ Duke Ellington, Count Basie, Benny Goodman entre outros.

O Festival de Artes de Itu é realizado pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Rurais e da Regional do Pirapitingui.

Teatro

Também no sábado, mas às 15 horas, no Centro Administrativo Municipal do Pirapitingui, acontece o teatro de rua “Malas, palhaços e risos”, do Em Cena Produções Artísticas, voltado para as crianças. A atração também é gratuita e aberta a toda população. 

Comentários