Jornal SAMUR (março 2002)

Fare l'America

O livro Fare l'America, o sonho de uma família forlivese, de Amauri Chaves Arfelli, teve o seu lançamento no dia 1º. de fevereiro, em concorrida solenidade do programa comemorativo ao aniversário de Itu.
A obra versa sobre o tema da imigração italiana para o Estado de São Paulo, no período que vai das ultimas décadas do século 19 até meados do século 20. O tema da imigração para a América pode ser tratado a partir de enfoques diversos, como afirmou o historiador Boris Fausto. É frutífero dar ênfase a uma abordagem estrutural, buscando melhor compreender as raízes mais profundas do movimento migratório transoceânico. Mas, por outro lado, é igualmente frutífero adotar um enfoque micro-histórico, acompanhando-se trajetórias familiares. É este último o enfoque de Fare l'America.
O livro acompanha a longa trajetória da família Arfelli, que deixou a região de Forlì, localizada na Emilia Romagna, Itália, em busca de melhores condições de vida no novo mundo, isto é, para "fazer a América". Um apêndice, incluído à moda de proposta para novo trabalho de pesquisa, relaciona mais de cinco centenas de famílias italianas que escolheram Itu para concretizar aquele sonho.
Amauri Chaves Arfelli bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, Universidade de São Paulo, e atualmente é Promotor de Justiça em Itu. Para escrever Fare l'America, pesquisou milhares de documentos textuais e iconográficos em diversas coleções particulares, arquivos e bibliotecas públicas, entre elas a Biblioteca do Museu Republicano Convenção de Itu.
O resultado da comercialização do livro será revertido em beneficio das obras de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária e construção da Casa da Juventude.