Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 31 de março de 2008

Site sobre sub-bacia Pinheiros-Pirapora é lançado

O site visa incentivar a população a conservar a região.

O site www.pinheirospirapora.org.br já está no ar. A página é um dos produtos do projeto Fortalecimento do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: Gestão da Comunicação.
 
O site tem como objetivo a divulgação das atividades do subcomitê Pinheiros-Pirapora, bem como facilitar o acesso às informações e acompanhamento pela sociedade da aplicação de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO na sub-bacia.
 
O projeto, financiado pelo próprio FEHIDRO, é uma proposta da Ong 5 Elementos - Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental - uma das organizações integrantes do subcomitê.
 
O resultado da pesquisa gerou um banco de dados sobre os projetos que tramitam no subcomitê e futuramente será atualizado pelos próprios tomadores de recursos. Entre os problemas identificados pelo estudo estão a baixa participação da sociedade civil da sub-bacia na captação de financiamento junto ao FEHIDRO. O relatório final da pesquisa está disponível no site.
 
“O principal objetivo do site é facilitar o acesso às informações e conscientizar as pessoas sobre a importância da participação na gestão e conservação do lugar onde vivem”, explicou Patricia Otero, colunista do itu.com.br e coordenadora de projetos do Instituto 5 Elementos.
O site foi desenvolvido em parceria com a empresa de Cybermind Comunicação Interativa.

Contexto do subcomitê
O subcomitê Pinheiro-Pirapora integra a instância deliberativa do Sistema Integrado de Gestão dos Recursos Hídricos - SIGRH, responsável pela execução da política dos recursos hídricos paulistas.
Geograficamente faz parte do Comitê do Alto Tietê, cuja base territorial, a bacia hidrográfica do Alto Tietê, coincide praticamente com toda a Região Metropolitana de São Paulo. Devido a sua complexidade, o território da Bacia do Alto Tietê foi dividido em cinco sub-regiões, com um subcomitê para cada uma: Cabeceiras do Tietê, Billings-Tamanduateí, Cotia-Guarapiranga, Cantareira-Juqueri e Pinheiros-Pirapora. Esta última situa-se na área a Oeste da Bacia, e inclui, além da própria Zona Oeste da Capital paulista, os municípios de Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba e Pirapora de Bom Jesus.

Situação ambiental da sub-bacia
Como a região Pinheiros-Pirapora fica na parte final da Bacia, o Tietê chega a ela carregando os resíduos de todas as outras cinco sub-regiões. Esse impacto ambiental quintuplicado se traduz em poluição, contaminação e assoreamento dos rios.
Comentários