Sustentabilidade

Publicado: Segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Semana da Árvore conta com oficinas do artista Guataçara Monteiro

Atividade ocorreu no Parque do Varvito e na Estrada Parque.

Crédito: Deborah Dubner / itu.com.br Semana da Árvore conta com oficinas do artista Guataçara Monteiro
Oficina do artista Guataçara Monteiro contemplou a confecção de tintas com pigmentos naturais para pintura em tela

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O artista Guataçara Monteiro, natural do Pará e residente no Vale do Paraíba, esteve em Itu nos dias 21 e 22 de setembro, quando ministrou duas oficinas de arte. O evento, promovido pela Prefeitura de Itu, através da Secretaria do Meio Ambiente, integrou as atividades da Semana da Árvore, de 17 a 28 de setembro.

Confecção de tintas com pigmentos naturais para pintura em tela

A primeira oficina aconteceu no Parque do Varvito e contemplou a confecção de tintas com pigmentos naturais para pintura em tela. “Encontramos no Parque do Varvito uma diversidade grande de minerais, pedras e elementos naturais que foram incluídos e utilizados na confecção das tintas naturais”, contou Guataçara. Para ele, que já está acostumado desde criança a fazer tinta com seivas de plantas, sucos artificiais, ovos, areia e essências, seguindo suas próprias receitas, foi uma oportunidade de trabalhar com diversidade de cores e combinações. Os participantes criaram sobre tela, em forma de pintura, elementos da fauna e da flora brasileira, inspirados na exótica beleza do Parque do Varvito.

Pintura em Bandeiras Budistas

A oficina de pintura em Bandeiras Budistas teve como tema “Água e Mata Atlântica” e integrou centenas de participantes da IV Jornada pelo Tietê, que ocorreu no dia 22 com jovens, adultos e crianças.

Guataçara Monteiro

Guataçara Monteiro é paraense radicado no Vale do Paraíba/SP há 10 anos. Artista Plástico, é formado em Licenciatura em Artes Visuais pela UNIVAP de São José dos Campos (2009). Desde 2007 tem participado de 12 mostras individuais e 4 coletivas de Artes Plásticas no estado de SP e PA.

Leva oficinas de pintura e biojoias para crianças e jovens, em escolas públicas e privadas, bem como para grupos específicos. Seu trabalho voltado para a educação atingiu mais de 40 mil crianças em diversas escolas da Capital de São Paulo, cidades do interior e outros estados, trabalho este divulgado em jornais, TV e internet.

É também focalizador de Danças Circulares, atividade que já o levou a ministrar cursos em parceria com seu sócio, João Paulo Pessoa, em diversas cidades de SP, RJ, PA, e em Festivais na Argentina. No Vale do Paraíba, trabalha desde 2006 com grupos regulares de Dança Circular, e organiza desde 2010 um Festival anual de Danças Circulares no Vale do Paraíba.

Comentários