Cornip debate desapropriações da área da futura barragem no Piraí
EIA-RIMA também foi um dos pontos centrais do encontro.
Renan Pereira
Itu participou na manhã de terça-feira, 19, na sede da prefeitura de Salto, da assembléia geral ordinária do Conselho intermunicipal do Ribeirão Piraí (Cornip). Durante o encontro, os representantes do conselho debateram sobre as desapropriações da área da futura barragem no Piraí e sobre a audiência pública sobre o Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).
De acordo com o prefeito de Salto e presidente do Conirp, Geraldo Garcia, o encontro - que contou com representantes das administrações dos quatro municípios envolvidos no projeto (Itu, Salto, Indaiatuba e Cabreúva) - foi o mais importante entre as reuniões realizadas até o momento - já que antecedeu a audiência pública sobre o EIA-RIMA, que acontece no dia 25 de julho, a partir das 17 horas, no Centro de Educação e Cultura de Salto.
Consulta popular
Na reunião, também foi destacado a importância da divulgação e convocação da população das quatro cidades para a audiência pública sobre o EIA-RIMA, organizada pelo governo do estado de São Paulo, através da secretaria estadual do Meio Ambiente. Como exigência legal, o EIA-RIMA já está disponível para consultas da população nos seguintes endereços:
Itu
AR – ITU: Rua Dr. José de Paula Leite de Barros, 191, centro – de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na área destinada ao atendimento público.
Salto
SAAE : Rua Quintino Bocaciúva, 500 centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas .
Indaiatuba
SAAE – Rua Bernardino de Campos, 799 centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Cabreúva
Secretaria do Meio Ambiente (Casa da Lavoura) – Avenida Marciano Xavier de oliveira, 476, centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.