Sustentabilidade

Publicado: Quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Avaaz.org: O mundo em ação

Conheça uma grande força de mudança que atua via web.

Crédito: site avaaz.org Avaaz.org: O mundo em ação
Uma das campanhas da Avaaz que está em andamento visa evitar a construção de uma mega usina na Amazônia

Por Deborah Dubner

Se você usa email, ou está conectado com algumas das principais redes sociais como Twitter ou Facebook, certamente já recebeu uma indicação de um amigo para assinar uma petição na Avaaz. Mas talvez, mesmo que tenha assinado, pode não saber exatamente a abrangência desse projeto e tudo o que ele tem feito pelo mundo afora, incluindo o Brasil

Avaaz significa "voz" em várias línguas européias, do oriente médio e asiáticas. E é isso o que ela efetivamente faz: dá voz às pessoas. “Sinto como se eu tivesse voz, de um modo que nunca tive em uma cabine de votação... ainda que eu continue a votar e ter esperança”, conta Patricia Henry, cidadã mexicana, em seu depoimento.

Lançado em 2007, sua missão democrática é simples: mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas quer. Assim, a Avaaz se mobiliza rapidamente para lidar com crises políticas, ambientais e sociais em qualquer lugar do mundo.

Este belo exemplo, que tem alcançado grandes conquistas, integra o terceiro capítulo da nossa série Web do Bem.

Global

“Mobilizando milhões de pessoas de todo tipo para agirem em causas internacionais urgentes.” (Avaaz.org)

A Avaaz é um movimento genuinamente global, unindo pessoas de todos os países da Terra - desde o Brasil e França com mais de 750.000 apoiadores cada, até Monserrat (30 membros) e Nauru (33).

Operando em 14 línguas por uma equipe profissional em quatro continentes e voluntários de todo o planeta, a comunidade Avaaz se mobiliza assinando petições, financiando campanhas de anúncios, enviando emails e telefonando para governos, organizando protestos e eventos nas ruas, tudo isso para garantir que os valores e visões da sociedade civil global informem as decisões governamentais que afetam a todos nós.

O seu modelo de mobilização online permite que milhares de ações individuais, apesar de pequenas, possam ser combinadas em uma poderosa força coletiva.

Organização, ação e ética

“É preciso ter visão e habilidade para encontrar e transmitir um modo de construir um mundo melhor.” (Avaaz.org)

Avaaz tem uma única equipe de atuação mundial, com a missão de trabalhar com qualquer questão de interesse público. Isso permite a organização de campanhas com uma agilidade, flexibilidade, foco e escala extraordinários.

A comunidade virtual da Avaaz atua como um megafone para chamar atenção para novas questões; como um catalisador para canalizar as preocupações públicas dispersas em uma única campanha específica e concentrada; como um carro de bombeiros que corre para oferecer uma rápida reação a uma emergência súbita e urgente; ou como uma célula-tronco de ativismo que cresce na forma mais adequada para preencher alguma necessidade urgente.

A equipe da Avaaz escreve alertas de e-mail à comunidade de membros transmitindo as informações vitais de que o leitor precisa para decidir se deseja envolver-se na campanha. Para que esse breve momento de atenção produza frutos, é tarefa da equipe fazer com que os poucos minutos disponíveis, multiplicados por imensas quantidades de indivíduos, possam fazer verdadeiramente a diferença em alguma questão importante.

A equipe trabalha com parceiros e especialistas para desenvolver estratégias de campanha que sejam eficazes e definidas pelos membros; sumariza essas estratégias através de alertas de linguagem clara e impactante; e, se o quadro de membros da Avaaz desejar prosseguir com a ideia, assegura que a campanha seja executada, entregando abaixo-assinados e mensagens de membros, organizando campanhas publicitárias financiadas pelos membros ou tomando qualquer outra medida necessária.

Pesquisa & Campanhas

“Muitas das campanhas realizadas e bem-sucedidas foram sugestões dos próprios membros da Avaaz.” (Avaaz.org)

Todo ano, a Avaaz define prioridades gerais através de pesquisas entre todos os seus membros. As ideias para campanhas são submetidas a pesquisas e testes semanalmente com amostras aleatórias distribuídas a 10.000 membros, e apenas as iniciativas que recebem uma forte reação positiva são implementadas em grande escala. As campanhas que acabam chegando a todos os membros são depois reforçadas, muitas vezes, por centenas de milhares de membros da Avaaz participantes no período de alguns dias ou mesmo horas.

As campanhas nascem de situações limite em vários segmentos. Elas podem se originar após desastres naturais (terremotos, enchentes, etc), guerras, questões que envolvem direitos humanos, corrupção, preservação ambiental, entre outros. “É nessas breves janelas em momentos de imensas crises e oportunidades que a comunidade da Avaaz muitas vezes deixa sua marca”, explicam. Saiba sobre as principais campanhas no mundo e também no Brasil.

Assim, a equipe da Avaaz não define sozinha um programa de ação para depois tentar convencer os membros a segui-lo. Na realidade, o processo é oposto: a equipe ouve os membros e sugere ações que possam implementar para influenciar o mundo de um modo geral.

Compromisso com a liberdade

“Nossos sonhos estão em sintonia e, juntos, podemos construir a ponte que une o mundo em que vivemos ao mundo em que todos nós queremos viver.” (Avaaz.org)

Como a Avaaz é inteiramente financiada pelos próprios membros, a prestação de contas democrática está intrinsecamente ligada a sua maneira de trabalhar. Nenhum patrocinador corporativo, nem governos podem insistir que a Avaaz mude suas prioridades para se adequar a algum programa externo. A Avaaz não aceita recursos de governos, nem de empresas. Leia sobre porque e como doar para a Avaaz. Leia sobre como e porque doar para a Avaaz.

]As campanhas de base da Avaaz seguem um conjunto de valores que passam pela convicção de que todos são, primordialmente, seres humanos, privilegiados com responsabilidades para com os demais membros, para com as gerações futuras e para com o planeta de um modo geral. As questões com as quais a Avaaz trabalha são expressões específicas desses compromissos.

Mídia Mundial

A Avaaz e suas campanhas já foram noticiadas pelos ma

Leia mais: www.avaaz.org

Comentários