Sustentabilidade

Publicado: Quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Estrada Parque e o Rio Tietê em Itu

Conheça projetos ambientais relacionados ao Rio Tietê em Itu

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br A Estrada Parque e o Rio Tietê em Itu
A Estrada Parque foi construída em 1922


Por Deborah Dubner,

Oficializada por lei em 96, a Estrada Parque de Itu, localiza-se em um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do interior de São Paulo, nas APAs Itu-Rio Tietê e Cabreúva-Jundiaí, estendendo-se por 48,9 quilômetros na Rodovia dos Romeiros (SP-301), beirando o Rio Tietê. Em seus 3,4 mil hectares, além de uma rica biodiversidade, com espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção, quedas d´água, grutas e nascentes, é possível encontrar fazendas de arquitetura típica do ciclo do café. Ligando os municípios de Itu e Cabreúva, a estrada foi construída pelo presidente Washington Luís, cujo lema era "governar é abrir estradas", em 1922.

Nos anos 80, com o avanço da degradação do Rio Tietê, a comunidade distanciou-se da área, que ficou completamente abandonada, tomada por lixo, esquecida pelos turistas e, inclusive, utilizada para desmanche de carros e produtos roubados.

Com a implantação da Estrada Parque de Itu, são realizadas no local, periodicamente, atividades de educação ambiental com o Núcleo Pró-Tietê e ações com o grupo de voluntários da Fundação, que realiza coleta de lixo nas trilhas, plantões de informações em seu centro de visitação e plantio de espécies nativas da Mata Atlântica.

Estrada Parque está inserida em uma Área de Proteção Ambiental APA

A Area de Proteção Ambiental Tietê APA, de Ambito municipal, criada em 1996, fez com que a Estrda parque se fortalecesse num compromisso para a preservação e reestruturação de desenvolvimento socioambiental de um dos últimos fragmentos de Mata Atlântica do Médio Tietê. Dentre os fortalecimentos destaca-se a criação da Associação de Defesa da Estrada Parque com comerciantes que atuam na região, reforçando o interesse dos proprietários pelo incentivo ao ecoturismo e rural.

Vale ressaltar ainda que a APA não se restringe às margens da Estrada parque e do Rio Tietê ela abrange aproximadamente 4 ha até a divisa com Cabreúva pela Rod. Marechal Rondon pela margem direirta e até a Estrada do Pau d'alho lado esquerdo do rio fazendo divisa com o Campos de Santo Antonio..

Embora desde 1996 essa área esteja constituída legalmente como APA ainda há muito trabalho a ser feito, os proprietários têm que ser sensibilizados pelas restrições quanto ao uso do solo, preservação das areas de preservação permanente e também os procedimentos sustentáveis em suas propriedades.

Além da APA tietê recentemente foi criada uma APA em toda Bacia do Rio Piraí, o qual tb ocupa parte da APA Tietê, é notória a urgência de debates e incentivos a população rural no engajamento das ações de preservação e conservação desses fragmentos e conhecimento do que é ter uma propriedade numa APA.

Centrada pelo espirito participativo e esclarecedor a Fundação SOS Mata Atlântica vem fazendo um trabalho com os proprietários de turismo rural no sentido de conscientiza-los de suas atividades impactantes a APA, manejo adequado das propriedades, cuidados no trato do solo evitando queimadas e um trabalho pioneiro de educação ambiental rural.

Os proprietários rurais que se interessarem podem buscar informações na sede da fundação em Itu, à Estrada Parque km 74, Núcleo Pró Tietê de quarta a domingo ou pelo fone: 11 - 98352341 biol Valéria Rusticci.

Atividades de Educação Ambiental

São realizadas atividades pedagógicas de educação ambiental junto a sede da fundação SOS Mata Atlântica ao lado da Gruta da Gloria, onde são várias faces do contexto ambiental ´de um dos fragmentos mais ameaças do planeta a Mata Atlântica. Dentre os assuntos abordados, destaca-se a importância história da estrada para os municipios do médio tietê, a preservação e conservação dos fragmentos de mata atlântica, abordagens sobre águas x florestas, modelos produtivos e agropecuários, trilhas ecológicas e vivência com a natureza, além de turismo de aventura com rapel.

Todas essas abordagens são executadas por profissionais habilitados com larga experiência nas questôes ambientais regionais.

Comentários