Participantes da Jornada Mundial da Juventude devem atualizar vacina
![]() |
Participantes da JMJ devem atualizar a vacina tríplice viral |
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba divulgou orientações às pessoas que participarão, de 22 a 28 de julho, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Elas devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para atualizar a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). O evento acontece no Rio de Janeiro e em Aparecida.
A medida também vale para a Semana Missionária que antecede o evento e acontece em várias cidades do País. A orientação também para a vacinação é válida para quem receberá, em sua residência, algum visitante estrangeiro que participará do evento em Indaiatuba.
No calendário de vacinação de rotina a primeira dose dever ser administrada a toda criança de um ano de idade e uma segunda dose com um ano e três meses de idade. Os adolescentes até 19 anos de idade devem ter duas doses da vacina e os adultos que nasceram após 1960, pelo menos uma dose.
A Vigilância Epidemiológica já realizou reuniões com representantes da Arquidiocese de Campinas, em Indaiatuba, para as devidas orientações. Todas as paróquias da cidade também receberão um ofício com as informações necessárias e que deverão ser repassadas aos freqüentadores das Igrejas.
Conforme a diretora de Vigilância em Saúde, Rita de Cássia Jian Paulo Vaz, a vacinação não é uma exigência, mas uma recomendação. “Há mais de 12 anos não temos casos de transmissão de vírus do sarampo em São Paulo, mas em Países da Europa, Ásia, África e Oceania houve casos após esse período e necessitamos tomar cuidado e para estamos pedindo para que as pessoas que irão para o evento procurem a Unidade de Saúde mais próxima e faça a verificação”, comenta.
Tríplice Viral
A Tríplice Viral é uma vacina capaz de proteger o ser humano de três graves doenças: Sarampo, Rubéola e Caxumba fato que leva a ser chamada também de Vacina SRC.
O sarampo é uma doença contagiosa, causada por um vírus que provoca febre alta, tosse, coriza e manchas avermelhadas pelo corpo.
É transmitida de pessoa para pessoa por tosse, espirro ou fala, especialmente em ambientes fechados. Facilita o aparecimento de doenças como a pneumonia e diarréias e pode levar à morte, principalmente em crianças.
A rubéola é uma doença contagiosa, causada por um vírus e provoca febre e manchas vermelhas na pele, começando pelo rosto, couro cabeludo e pescoço e espalhando-se pelo tronco, braços e pernas. É transmitida de pessoa a pessoa por tosse, espirro ou fala, especialmente em ambientes fechados.
A caxumba é uma doença viral, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas responsáveis pela produção de saliva na boca (parótida) e, às vezes, de glândulas que ficam sob a língua ou a mandíbula (sub-linguais e sub-mandibulares). O maior perigo é a caxumba “descer”, isto é, causar inflamação dos testículos, principalmente em homens adultos, que podem ficar sem poder ter filhos depois da infecção. Pode causar, ainda, inflamação dos ovários nas mulheres e meningite viral. É transmitida de pessoa a pessoa pela tosse, espirro ou fala de pessoas infectadas.