Notícias

Sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Salto receberá a Cruz da Jornada Mundial da Juventude

A.I/Prefeitura de Salto
Foto
A notícia foi divulgada pelo padre Silvio Andrei em reunião realizada no dia 14 de setembro com o prefeito Geraldo Garcia e outras autoridades

A cidade de Salto receberá, em nome da Diocese de Jundiaí, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O símbolo da JMJ 2013 será acolhido na cidade no dia 3 de outubro, quando também haverá uma paraliturgia no Pavilhão das Artes, às 20 horas, com a presença do bispo diocesano Dom Vicente Costa, padres convidados e autoridades. A participação é aberta ao público em geral.

A informação sobre a chegada da Cruz da JMJ na cidade foi dada pelo padre Silvio Andrei, da paróquia Nossa Senhora do Mont Serrat, em reunião com o prefeito Geraldo Garcia no dia 14 de setembro.

A Cruz no Brasil

Neste domingo, dia 18 de setembro, o Brasil recebe a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que será no Rio de Janeiro em 2013, conforme anúncio feito oficialmente pelo papa Bento XVI ao encerrar a Jornada em Madri, ocorrida em agosto deste ano. A Cruz será recebida pela arquidiocese de São Paulo, de onde partirá em peregrinação para as 274 dioceses do país ao longo dos dois anos de preparação do maior evento católico para jovens do mundo.

História da Cruz da JMJ

A Cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, muitos a chamam de Cruz dos Jovens pois ela foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.

A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma.

O Ícone de Nossa Senhora

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria, a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maio.