Animais

Publicado: Segunda-feira, 20 de abril de 2015

XV Copa Américas & Caribe transforma Itu em um grande palco de agility

Torneio ocorreu no Clube de Cãompo e reuniu 11 países.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br XV Copa Américas & Caribe transforma Itu em um grande palco de agility
Dupla compete em pista da Copa Américas & Caribe em Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para Cães sediou entre os dias 15 e 19 de abril a XV Copa Américas & Caribe de Agility. O evento reuniu as melhores duplas de 11 países, atraiu cerca de 5 mil visitantes e transformou a cidade de Itu em um grande palco do esporte.

Durante os cinco dias de competição, cerca de 300 cães puderam mostrar toda a sua habilidade em pistas preparadas pelos árbitros Sandra Deida e Sascha Grunder, divididos em portes pequeno, médio e grande. Confira os resultados finais!

O Brasil trouxe mais de 150 condutores à Copa, que foram embalados pela emoção de estarem em casa e pela torcida sempre animada dos visitantes do Clube, entre eles os alunos do Colégio Almeida Júnior que estiveram presentes nos três primeiros dias, incentivando as duplas brasileiras. Também participaram do maior campeonato de agility da América Latina equipes da Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru e Uruguai.

A próxima sede do torneio internacional será a cidade de Medellín, na Colômbia. O país já deixou registrada nesta edição toda a sua empolgação pelo esporte, distribuindo simpatia e conquistando boas colocações em terras brasileiras. No final do evento houve a passagem simbólica da bandeira da Federação Cinológica Internacional (FCI) aos representantes colombianos.

O Clube de Cãompo também realizou durante o evento a arrecadação de 2,5 toneladas de alimentos, que foram doados para a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), associação localizada em Itu, que presta assistência a idosos.

XV Copa Américas & Caribe transforma Itu em um grande palco de agility

Um show de habilidade e descontração

A Copa Américas & Caribe 2015 foi marcada pela descontração. Nem o nervosismo dos competidores, nem a ansiedade pela provas e nem mesmo a chuva que teimou em cair na cidade de Itu durante a realização do evento conseguiram estragar a grande festa.

Foram sorrisos e torcidas animadas, brincadeiras, comemorações, voltas olímpicas, "dancinhas" e palavras de incentivo que somaram ao evento uma atmosfera de bom humor. Um verdadeiro show dos condutores e organizadores! Os visitantes também fizeram sua parte, agitando o evento. Famílias inteiras trouxeram seus cães de estimação e puderam brincar na grama do Clube, nas pausas da competição.

E para manter esse clima animado, o encerramento do evento contou com apresentação da Banda Arsenal Y, apresentando o melhor do rock clássico.

Mas a Copa também teve momentos emocionantes, quando foram anunciadas as aposentadorias de alguns cães competidores por causa de problemas de saúde ou idade avançada. Com lágrimas nos olhos, os condutores aproveitaram para agradecer os amigos fiéis, enquanto eram aplaudidos pela torcida.

XV Copa Américas & Caribe transforma Itu em um grande palco de agility

Dupla brasileira

Pela primeira vez disputando um evento internacional, a dupla do Clube de Cãompo/CaneCare Agility Team, formada por Alexandre Zanetti e a Border Collie “Marilu” ficou em 51º lugar na classificação geral da Copa na categoria Standard. Em apenas seis meses de competições de agility, a dupla saltou da categoria Iniciantes para o Grau I e conquistou poucos dias antes do evento em Itu, o direito de disputar o Grau II concorrendo contra outras 139 duplas. "Não era esperado que a gente fosse competir no Grau II por causa do pouco tempo que temos de competição. Foi uma excelente pontuação, pois conseguimos este resultado contra as melhores duplas de Standard da América Latina", conta empolgado Zanetti.

Com esta colocação, o adestrador e a Border Collie já estão classificados para disputar a próxima edição do Américas & Caribe, na Colômbia. Segundo Zanetti, isso dá abertura para outros grandes eventos que a dupla pretende disputar. "Vamos treinar bastante para tentar estar presente na próxima Copa e trazer resultados ainda melhores para o nosso país", afirma.

Comentários