Cinema

Publicado: Quarta-feira, 19 de junho de 2013

Top 5: filmes brasileiros para comemorar o Dia do Cinema Nacional

Separamos cinco produções tupiniquins que você deve ver.

Top 5: filmes brasileiros para comemorar o Dia do Cinema Nacional
"Cidade de Deus" mudou o status quo do cinema nacional e provou ao mundo que nossos cineastas são competentes

O dia 19 de junho foi escolhido, desde 1970, como a data em que o cinema brasileiro é celebrado. O Dia do Cinema Nacional remete à data em que o cinegrafista italiano Afonso Segreto teria filmado a "Vista da baia da Guanabara". Teria, pois se este filme realmente existiu, nunca chegou a ser exibido. Mesmo assim, a data foi escolhida para comemorar as produções 100% nacionais.

Nós não podíamos deixar a data passar em branco. Com o sucesso do Top 5 especial do Dia dos Namorados, a equipe do Itu.com.br separou cinco filmes nacionais que você – se ainda não viu – deve assistir. Confira:

Top 5: filmes brasileiros para comemorar o Dia do Cinema Nacional

5) 2 Coelhos (2012)

O filme dirigido por Afonso Poyart talvez não seja revolucionário ou primoroso, mas destaca-se pelas inovações não muito comuns no cinema brasileiro, incluindo explosões, animações, elaborados efeitos visuais e referências de cultura pop. Além disso, “2 Coelhos” conta com excelentes atuações de atores conhecidos por novelas globais, como Alessandra Negrini e Caco Ciocler.

Direção: Afonso Poyart
Elenco: Fernando Alves Pinto, Caco Ciocler, Alessandra Negrini, Róbson Nunes

Top 5: filmes brasileiros para comemorar o Dia do Cinema Nacional

4) O Auto da Compadecida (2000)

A excelente obra de Ariano Suassuna ganhou uma versão cinematográfica em 2000, que se tornou um grande sucesso. Com grandes atuações de Selton Mello e Matheus Nachtergaele, a comédia dirigida por Guel Arraes é, até hoje, um dos pontos altos do cinema nacional. Se você ainda não viu – que acho muito difícil – assista!

Direção: Guel Arraes
Elenco: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Fernanda Montenegro

Top 5: filmes brasileiros para comemorar o Dia do Cinema Nacional

3) O Pagador de Promessa (1962)

Hora do clássico. O drama escrito e dirigido pelo saltense Anselmo Duarte é baseado na peça teatral homônima do grande Dias Gomes. O filme de 1962, que conta com as atuações dos hoje ilustres Othon Bastos e Glória Menezes, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes, na França.

Direção: Anselmo Duarte
Elenco: Leonardo Vilar, Gloria Menezes, Dionisio Azevedo, Othon Bastos

Top 5: filmes brasileiros para comemorar o Dia do Cinema Nacional

2) Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro (2010)

Depois do sucesso de crítica e vendas nos camelôs, “Tropa de Elite” ganhou uma sequência ainda mais caprichada e cheia de ação. “O Inimigo Agora é Outro” faz referência aos verdadeiros adversários do BOPE comandado pelo Capitão Nascimento (Wagner Moura): os políticos. O filme fez a maior bilheteria do cinema nacional: foi assistido por mais de 11 milhões de pessoas. “Tropa de Elite 2” é uma excelente crítica social com pinta de blockbuster pra ninguém botar defeito!

Direção: José Padilha
Elenco: Wagner Moura, André Ramiro, Milhem Cortaz

Top 5: filmes brasileiros para comemorar o Dia do Cinema Nacional

1) Cidade de Deus (2002)

O filme que deu projeção mundial a Fernando Meirelles e concorreu ao Oscar em quatro categorias também é, disparado, a melhor obra do cinema nacional. Agressivo, “Cidade de Deus” conta com uma excelente narrativa, fotografia e produção. Sem contar com nenhum “figurão” (apenas Matheus Nachtergaele já havia feito grandes produções anteriormente), o filme mudou o status quo do cinema nacional e provou ao mundo que nossos cineastas são tão competentes quanto os estrangeiros.

Direção: Fernando Meirelles e Katia Lund
Elenco: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Seu Jorge, Alice Braga

Gostaram da lista? Tem algum filme que você acha que deveria entrar? Deixe sua opinião nos comentários!

Comentários