Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 29 de julho de 2010

Sintomas da depressão pós-parto podem ser identificados na gestação

Os sintomas já podem ser notados durante a gestação.

Durante a gestação, as mulheres buscam diversos médicos e profissionais de saúde para garantirem uma gravidez tranquila e sem surpresas desagradáveis. Porém, poucas procuram um psiquiatra, por desconhecimento do quanto este profissional pode auxiliar a futura mamãe principalmente no tratamento e na prevenção da depressão pós-parto, que atinge aproximadamente 12% das mulheres gerando consequências desagradáveis e prejuízos na interação mãe-bebê.

Uma certa tristeza, com uma pitada de exaustão pela nova rotina, é normal. Porém, é necessário que haja um acompanhamento minucioso para evitar que o problema tome proporções maiores. Os sintomas já podem ser notados, em muitas mulheres, durante a gestação. Questões sociais e psicológicas, além das hormonais, estão diretamente ligadas a esse problema.

Isto mostra a importância do acompanhamento psiquiátrico durante a gestação. O interessante é que a mulher procure um profissional que a oriente de forma cautelosa, quanto a prescrição de medicamentos, para não prejudicar o bebê.

Comentários