Petrans de Itu forma 1.373 alunos de escolas municipais
Os formandos tiveram educação no trânsito.
Flávia Gati
O Programa Educacional de Trânsito (Petrans) de Itu formou, no dia 29 de junho, mais 1.373 alunos da rede municipal de ensino. Os formandos são alunos das seguintes Escolas Municipais de Educação Fundamental (Emefs): “Padre Bento”, Olga Benário Prestes”, “Convenção de Itu”, “Professor Firmino Octávio do Espírito Santo Junior”, “Professora Carolina de Moraes Macedo”, “Professora Marilze Calil”, “Doutor Francisco Ursaia”, “Professora Rachel Steiner Leitão”, “Professora Ermelinda Silveira Machado” e “Professor Cid Rocha”.
O Petrans foi lançado em agosto de 2009 pelo Governo Herculano, sendo implantado no mesmo mês na rede municipal de ensino. De dezembro de 2009 a dezembro de 2010, o Petrans formou aproximadamente 3.500 crianças. Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa de Itu, a cidade é a primeira e única do Brasil a ter a matéria ‘Educação no Trânsito’ com aulas semanais na grade da rede de ensino.
Com a principal finalidade de educar as crianças para os problemas e perigos do trânsito da cidade, o Petrans é um programa educativo e preventivo. A intenção dos responsáveis pelo programa é educar os futuros motoristas desde a infância, transmitindo noções sobre o funcionamento do tráfego, regras de trânsito e respeito aos pedestres e ciclistas.
A formatura contou com a presença do prefeito Herculano Passos Júnior, do vice-prefeito Josimar Ribeiro, do presidente da Câmara de Vereadores, Givanildo Soares da Silva, do assessor parlamentar, Reginaldo de Castro, que representou a deputada estadual Rita Passos, da secretária municipal de Educação, Marilda Cortijo, do diretor da Guarda Civil Municipal, Clemente Bortoletto, que representou o secretário da pasta, Antônio Carlos Mangini, do coordenador do Petrans GCM 2ª Classe, Hélio Ricardo Bellão, de vereadores, policiais militares, diretores municipais e instrutores do Petrans.
O prefeito Herculano ressaltou os problemas e riscos que o trânsito oferece e destacou a importância de iniciativas que, a exemplo do Petrans, educam as crianças para essas questões e que, “certamente, elas serão multiplicadoras desse aprendizado.”