Metodologia dos Sons é apresentada por pesquisador ituano à Unicamp
Palestra gratuita pode ser solicitada por escolas da região.
Renan Pereira
O projeto “Metodologia dos Sons”, que visa facilitar o aprendizado de línguas estrangeiras, e vem sendo desenvolvido pelo professor ituano e colunista do Itu.com.br Sidarta da Silva Martins há mais de dez anos, foi apresentado recentemente aos alunos da Unicamp, em Campinas. A tese foi demonstrada, na prática, em três apresentações feitas para professores, pesquisadores e estudantes de inglês. O evento aconteceu em um congresso realizado pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), juntamente com a APLIESP/SP.
A primeira apresentação, denominada “Metodologia dos sons: vamos facilitar o aprendizado?”, demonstrou como o cérebro atua no aprendizado das línguas estrangeiras, criando novos padrões e novos pontos de articulação, quando da pronúncia das palavras. A segunda apresentação, “Aprendendo verbos no passado: uma história de vida”, demonstrou como é possível ensinar (e aprender) em uma aula regular, um conjunto de verbos relacionados a um determinado aspecto da vida humana. Já a terceira apresentação foi um pôster onde estão representados, através de figuras científicas, os processos de comunicação quanto ao aprendizado de uma língua estrangeira.
O interesse dos participantes foi muito grande, fazendo com que o tempo de apresentação fosse estendido para que Sidarta pudesse esclarecer todas as questões propostas. Nos últimos anos, a palestra já foi levada a centenas de estudantes e pesquisadores de renomadas instituições de ensino superior, como Universidade Federal de São Carlos, Universidade Mackenzie, Universidade de Sorocaba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Metodista de São Bernardo do Campo. Em Vitória/ES, foi tema de Mesa Redonda, com a presença de pesquisadores internacionais. Além dessas instituições, o trabalho foi apresentado também no Congresso SABER/2008, o maior da área de educação no país.
Na avaliação do pesquisador ituano, a apresentação da Unicamp se reveste de grande importância por esta ser "uma das universidades mais renomadas do mundo em pesquisa na área de linguística aplicada, e a mais importante do país". Escolas públicas e privadas podem solicitar a palestra, que é feita gratuitamente, através dos telefones (11) 4022-3909 e 8362-9648.
Pesquisa
O trabalho de pesquisa, que demorou aproximadamente dez anos para ser concluído, teve início em Londres, na década de 1990, quando o pesquisador percebeu a dificuldade de estudantes, turistas e demais profissionais em se comunicar corretamente na língua inglesa.
Com a inserção definitiva do Brasil no mercado global (gerando grande necessidade de se atender às exigências dos próximos anos, com o uso cada vez mais acentuado de novas tecnologias e com a Copa do Mundo e Olimpíadas batendo à porta), Martins avalia que é de extrema urgência facilitar o acesso do público em geral aos resultados desta pesquisa.