Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Médico da rede de saúde de Itu realiza trabalho voluntário na África

Márcio Leonardi fará ajuda humanitária em Benin.

Crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu Médico da rede de saúde de Itu realiza trabalho voluntário na África
O secretário de saúde de Itu, Manoel Monteiro, ao lado do médico Márcio Leonardi, que fará ajuda humanitária em Benin

O médico ginecologista e mastologista Márcio Antonio Elias Leonardi, que integra a equipe da rede municipal de Saúde de Itu prestando atendimento no Centro de Referência da Mulher e na Unidade Básica de Saúde da Vila Progresso, embarcou para Benin, país situado na África ocidental, onde realizará trabalho voluntário.

A equipe de profissionais da saúde, à qual Leonardi fará parte, atuará no hospital La Croix, na cidade de Zinvié, atendendo as comunidades locais e vilarejos próximos. “O objetivo desta viagem é prestar ajuda voluntária em integração às equipes de saúde locais para desenvolver ações preventivas e procedimentos cirúrgicos em várias especialidades; no meu caso, nas áreas de ginecologia e mastologia”, explica Leonardi.

O projeto ocorre sob coordenação e supervisão das Irmãs Marcelinas, do Hospital Santa Marcelina, localizado em Itaquera (SP). Sua viabilização se dá por meio de atuação de equipe multidisciplinar (médicos especialistas, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, instrumentadora cirúrgica, farmacêuticos e dentistas) em trabalho integrado às equipes de saúde locais.

“Será a primeira vez que eu participarei desse trabalho voluntário no Benin. Essa oportunidade surgiu a partir de um convite de um amigo médico que já participou das duas missões anteriores (2011 e 2012), relatando a experiência gratificante em ajudar um povo tão carente de tudo, em que o pouco que se doa se torna muito para aquela população”, afirma o médico.

Para o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, essa viagem demonstra o amor à Medicina e o respeito ao próximo. “Fico bastante feliz e comovido quando recebo informações que médicos da nossa equipe estão engajados em iniciativas como o trabalho voluntário em comunidades mais necessitadas. Esses profissionais nos dão exemplo de cidadania, solidariedade e humanização”, disse.

Benin conta com aproximadamente 10 milhões de habitantes, sendo que 1/3 da população vive abaixo da linha da pobreza. Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,437, ocupa a 163ª posição entre 177 países. 

Comentários