Bem estar

Publicado: Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Itu lança programa de descarte consciente de medicamentos

Urnas foram instaladas em vários pontos da cidade.

Crédito: Jorge de Souza/Prefeitura de Itu Itu lança programa de descarte consciente de medicamentos
Lançamento do programa contou com a presença de autoridades

Nesta terça-feira, dia 3 de fevereiro, foram inauguradas as urnas do Programa Descarte Consciente desenvolvido pela Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Saúde. A cerimônia de lançamento contou com as presenças da primeira-dama Zélia Vaccari Gomes, do chefe de gabinete Dito Roque e dos secretários municipais Manoel Monteiro (Sáude) e Patricia Otero (Meio Ambiente).

A iniciativa, promovida em parceria com Eppo Ambiental e com as alunas Márcia Gonçalves e Jéssica Galvão, do curso de Farmácia do Ceunsp, visa orientar a população sobre a importância do descarte correto de medicamentos que estejam em desuso, uma vez que o descarte de medicamentos no lixo comum ou na rede pública de esgoto pode trazer como consequências a agressão ao meio ambiente, a contaminação da água, do solo e de animais, além do risco à saúde de pessoas que possam reutilizá-los por acidente ou mesmo intencionalmente devido a fatores sociais ou circunstanciais diversos.

Itu é a primeira cidade do Estado de São Paulo e a terceira do Brasil a implantar o programa em sua rede pública. Apenas as prefeituras de Salvador e Curitiba possuem ações parecidas em seu sistema de saúde.

As urnas serão colocadas em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, no Pronto Atendimento Municipal do Padre Bento e da Vila Martins, no Ambulatório de Saúde Mental da Praça Conde de Parnaíba, na Farmácia de Alto Custo, dentro do Paço Municipal e no Ambulatório de Moléstias Infecciosas, na Rua José de Paula Leite de Barros, 136.

Comentários