Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Grande incêndio atinge fábrica de bebedouros em Itu

De acordo com os Bombeiros, nenhuma vítima foi registrada.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Grande incêndio atinge fábrica de bebedouros em Itu
Fumaça pode ser vista de diversos pontos da cidade. Fábrica da empresa foi totalmente destruída

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Por André Roedel

Um grande incêndio atingiu um dos galpões da fábrica de bebedouros IBBL, em Itu. O fogo teve início por volta das 10 horas desta quinta-feira, dia 12 de setembro, no setor de expedição, e consumiu toda a estrutura do local, menos o escritório. A fumaça pode ser vista de diversos pontos da cidade. Não se sabe a origem do fogo e nenhuma vítima foi registrada. O único incidente ocorrido envolveu um funcionário que ajudava na evacuação do prédio e teve a clavícula fraturada por conta de uma queda.

De acordo com a consultora de marketing da IBBL, Fernanda Brugnerotto Lima, assim que o incêndio teve início a brigada interna já percebeu que não teria como controlar as chamas e começou o procedimento de evacuação da área. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o fogo, que não chegou a se alastrar para outros setores do prédio. Funcionários da empresa ajudaram na retirada de documentos da área administrativa.

>> Leia também: Após incêndio, fábrica de bebedouros convoca reunião com funcionários

“No local, uma fábrica de bebedouros, com muito material combustível, a área atingida foi de 4.500 metros aproximadamente”, disse o Major Augusto Galvão, comandante interino do 15º Grupamento de Bombeiros, que confirmou não haver vítimas em decorrência do incêndio. Além dos Bombeiros, Polícia Militar, Guarda e Defesa Civil de Itu e Salto, Polícia Rodoviária e Resgate participaram da operação. Com risco de explosões internas, o local foi cercado e o acesso restingido.

O montador José Aparecido Ferreira da Silva estava próximo ao local no momento que o incêndio começou. “Nós não tivemos que fazer nada, só correr mesmo”, relata o funcionário da empresa. “A turma foi reunindo todo mundo, avisando e saindo porque não tinha mais o que fazer”, explica sobre o momento da evacuação.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu disponibilizou um ônibus para levar os funcionários às suas casas. José Carlos do Carmo, representante da entidade, garantiu uma assembleia com os trabalhadores, diretoria da IBBL e poder executivo para definir quais serão as ações que deverão ser tomadas para garantir os direitos trabalhistas.

Ambiente

O ambiente no entorno da fábrica estava quente, em todos os sentidos. O forte calor do horário do almoço e a fumaça do incêndio dificultaram o trabalho dos Bombeiros. O clima quente fez até mesmo um funcionário que trabalha na obra de duplicação da Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, local onde fica a IBBL, passar mal. Ele precisou ser socorrido pela equipe do Resgate que participava da operação.

Muitos moradores do bairro Parque Industrial saíram em frente às suas casas para conferir a movimentação. O trânsito, que já é normalmente intenso naquele local, piorou. As aulas da Faculdade de Tecnologia (FATEC) foram suspensas nos períodos da tarde e da noite. Já a Faculdade de Direito de Itu não divulgou se as aulas serão suspensas. Ambas as instituições ficam em frente à fábrica.

Aliada ao clima seco dessa época do ano, a fumaça fez muitos funcionários da empresa utilizarem máscaras para impedir a inalação da mesma. Outros choravam em frente ao prédio consumido pelas chamas, ainda incertos pelo futuro profissional e nervosos pelo que acabara de acontecer.

Comunicado

Em sua página no Facebook, a IBBL fez um comunicado oficial sobre o incêndio. A empresa lamentou o ocorrido e informou que todas as providências estão sendo tomadas e, assim que todas as causas forem apuradas, dará novas informações. Os contatos devem ser feitos pelo e-mail [email protected].

Comentários