Cinema

Publicado: Terça-feira, 15 de julho de 2014

Cine Experimenta exibe filmes do cineasta Stan Brakhage

Evento terá apresentação do duo A Espiral de Bukowski.

Cine Experimenta exibe filmes do cineasta Stan Brakhage
Brakhage foi um dos cineastas mais ativos da escola experimental, realizando em 40 anos cerca de 380 filmes

No dia 20 de julho, domingo, a partir das 19 horas, o Galpão IV recebe a estreia do Cine Experimenta, iniciativa de alguns membros do antigo Cine Clube de Itu e que integra a programação do Final de Semana Experimental. A primeira edição do projeto, que tem entrada franca, contará com exibição de filmes do cineasta norte-americano Stan Brakhage, um pioneiro do cinema experimental.

Brakhage foi um dos cineastas mais ativos, realizando em 40 anos de carreira cerca de 380 filmes, de 1954 até pouco antes de sua morte, em 2003. Brakhage usou todo tipo de técnica e de interferência nas filmagens e, principalmente, no negativo dos seus filmes. Ele os queimou, riscou, arranhou, descoloriu, pintou, colou diferentes materiais diretamente na película para depois filmá-las, editá-las ou exibi-las. O resultado vai de um efeito lírico ao hipnótico.

Algumas de suas experimentações nos anos 60 eram realizadas através dos filmes documentários, mostrando situações reais, muito pessoais e às vezes constrangedoras para a época, como ele e a mulher fazendo amor, o parto dos filhos ou mesmo a autopsia de cadávres no necrotério público.

O Cine Experimenta também contará com a participação do duo A Espiral de Bukowski, que fará a sonorização dos filmes por meio de experimentações musicais ao vivo. O duo é um projeto de “on-the-spot-music” idealizado nos últimos dias de 2011 e parido no início de 2012 por Cesar Zanin e Mariana Cetra (ex-integrantes das bandas paulistanas Magic Crayon e Fotograma).

Serviço:
Cine Experimenta
Data: dia 20 de julho, às 19h
Local: Galpão IV
Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, nº 9 – Centro
Entrada franca 

Comentários