Cinema

Publicado: Quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Invasão do Alegrete: conheça este curta exibido no Cinema Mundo

A trama conta a rixa das cidades de Alegrete e Uruguaiana.

A Invasão do Alegrete: conheça este curta exibido no Cinema Mundo
O estilo do curta nos remete a uma peça de teatro

Por Guilherme Martins

Uma lendária rixa entre as cidades de Uruguaiana e Alegrete, no Rio Grande do Sul, é a premissa para o divertido curta A Invasão do Alegrete, de Diego Müller. Na trama, após a instalação do primeiro telefone público em Alegrete, dois uruguaianenses resolvem passar um trote para Doutor Sérgio (único possuidor de telefone da cidade rival) dizendo que a cidade será invadida.

Famoso em dar notícias ruins vindas de longe, o Doutor Sérgio é tratado com desconfiança entre os moradores que o vêem como agourento e o evitam ao máximo, com medo de receberem notícias ruins. Assim mesmo, o velho Doutor Sérgio parte, junto com seu fiel escudeiro Paulinho, numa jornada repleta de surpresas em busca de ajuda para defender a cidade.

O estilo do curta nos remete a uma peça de teatro, com cenários simples e atuações exageradas, para enaltecer o tom cômico da obra. Trata-se de um curta inteligente e carismático, que prende a atenção durante a projeção. Recomendável!

Entre os mais recentes prêmios da obra, destacam-se o de Melhor Filme, segundo o Júri Popular, e de Melhor Ator, para Miguel Ramos, no Festival Santa Maria Vídeo e Cinema, além de dois kikitos na Mostra Nacional do 38º Festival de Cinema de Gramado, para Roteiro e Ator. Na Mostra Regional, foi premiado como Melhor Roteiro.

Confira o trailer!
Comentários