Esportes

Publicado: Terça-feira, 16 de agosto de 2016

Ituano vence primeira partida das oitavas de final da Série D

Time derrotou o Inter de Lages por 5 a 3.

Crédito: Nilton Wolff Ituano vence primeira partida das oitavas de final da Série D
Morato e Celeste do Ituano na marcação

O Ituano realizou sua primeira partida das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro com vitória de 5 a 3 contra o Internacional de Lages, no dia 15 de agosto, no estádio Vidal Ramos em Santa Catarina. Apenas 2.674 torcedores compareceram para assistir a partida de 8 gols e duas viradas, em 90 minutos de bom futebol.

A forte chuva que caiu na madrugada e o frio de 13 graus podem ter afastado parte da torcida. Contudo, quem voltou feliz para Itu foi Felipe, único torcedor do Ituano que estava presente na partida com a faixa da "Galoucura".

Segundo o técnico do Ituano, Tarcísio Pugliese "o jogo foi muito bom. As duas equipes jogaram e buscaram atacar. E foi muito bacana a presença do nosso torcedor aqui. Não é fácil enfrentar esta distância e as dificuldades de vir até Lages. Realmente o jogo foi diferente e ficará na memória de todos", afirmou.

Agora na partida de volta, o torcedor Ituano poderá torcer pelo time em casa, no jogo que acontece no sábado, dia 20 de agosto, às 15h, no Estádio Novelli Júnior. Com promoção das garrafas PETs, o Galo de Itu receberá o Inter de Lages para tentar confirmar a classificação para as quartas de final.

Sobre o Jogo

Com o gramado encharcado, as duas equipes começaram arriscando chutes de longa distância. O Internacional foi o primeiro a finalizar com Gustavo, que bateu cruzado. O zagueiro Luiz Felipe tirou o perigo da área. A resposta veio em seguida com Morato do Ituano, que acertou uma pancada na forquilha, fazendo com que bola batesse no travessão e caísse dentro do gol aos 18' de jogo.

Já em outro lance, Morato recebeu sozinho pela esquerda. Mesmo com Simião aberto na esquerda, ele preferiu bater para o gol, onde a bola saiu por cima. O Ituano aproveitava os espaços deixados no meio campo, e Rafael Martins foi mais esperto. Martins roubou a bola e percebendo o buraco na defesa, acertou o canto do goleiro fazendo 2 a 0 com 27 minutos do primeiro tempo.

Mas o Inter de Lages não estava entregue e tinha Marcelinho Paraíba. Ele cobrou falta na esquerda colocando a bola na cabeça de Petterson que diminuiu. Quatro minutos depois, aconteceu outra falta. Marcelinho cobrou no segundo pau, onde a bola foi novamente cruzada, agora no chão, e Petterson empatou a partida para incendiar a torcida. Apesar do empate inesperado naquele momento do jogo, o Ituano manteve a postura. "A equipe tem demonstrado um equilíbrio muito grande. Tem jogado com confiança. Mesmo tomando os dois gols, nosso vestiário foi muito tranquilo no intervalo. Claro que preocupado, porque sabíamos que poderíamos ter saído com uma situação melhor, mas consciente que tínhamos condições de vencer a partida", contou Pugliese sobre este momento de reação.

Se o empate foi inesperado, imagina a virada por parte do Internacional. Com apoio dos torcedores, o time de Lages começou a segunda etapa com tudo em busca da virada. Oliveira tentou um cabeceio a queima roupa, para defesa de Fábio. Dois minutos depois, Marcelinho achou Gustavo que girou em cima do zagueiro e bateu rasteiro enganando Fábio. O Inter virava o jogo com 5 minutos. Com isso, o Ituano manteve a calma e seguiu fazendo seu jogo de toque de bola. Aos 12 minutos do segundo tempo, Aloísio recebeu de Claudinho, tirou o zagueiro e bateu pelo alto, colocado, no ângulo para empatar o jogo.

O toque de bola do Ituano começou a prevalecer. Rafael Martins fez boa jogada pela esquerda e tocou para Claudinho já dentro da área. Ele percebeu a entrada de Pacheco e cruzou. O lateral tocou de leve para fazer o gol da virada com 24 minutos.

O Inter de Lages já não conseguia mais reagir. Com a reestreia de Marcelinho e as entradas de Guilherme e Bassani, o domínio do Ituano aumentou. Até que no último minuto, Marcelinho recebeu em contra-ataque, entrou na área e tocou no primeiro pau para Simião, que só desviou do goleiro.

"Nós tivemos uma postura bastante ofensiva. Temos jogado no ataque mesmo com um placar desfavorável para gente. Foi isso que a gente buscou fazer, mesmo depois de ter conseguido virar o placar para 4 a 3. Nossa proposta era continuar atacando e ampliar o resultado. Agora com o jogo da volta e no mata mata toda partida será perigosa. Por isso jogamos assim", finalizou Pugliese. 

Comentários