Esportes

Publicado: Sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ituano fica no 1 a 1 contra a Portuguesa pela Copa do Brasil

Vaga será decidida na próxima terça-feira, no Canindé.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano fica no 1 a 1 contra a Portuguesa pela Copa do Brasil
Clayson novamente se destacou, fazendo grandes jogadas individuais

Pela Copa do Brasil, o Ituano apenas empatou em 1 a 1 contra a Portuguesa em partida realizada na noite desta quinta-feira, 23 de abril, no Estádio Novelli Júnior. O Galo de Itu foi superior na partida, mas viu a Lusa abrir o placar ainda no primeiro tempo com Léo Costa. Walfrido igualou o placar na segunda etapa, mas a reação rubro-negra parou aí.

A partida de volta da segunda fase do torneio nacional ocorre na próxima terça-feira, dia 28 de abril, às 21h50, no estádio do Canindé. Para avançar, o Ituano precisa vencer ou empatar com placar acima de 2 a 2 – pois o gol marcado fora tem peso maior. Já a Lusa se classifica com vitória ou empate em 0 a 0. Empate em 1 a 1 leva a decisão para as penalidades máximas.

O jogo

O Ituano novamente fez uma boa partida, mas pecou nas finalizações e não conseguiu a vitória. Pelo lado da Lusa, o goleiro Tom se destacou e evitou que o Galo conseguisse abrir o placar. O goleiro rubro-negro Fábio também foi bem exigido e salvou o time de Itu em várias oportunidades. Mas não teve culpa no gol adversário, marcado aos 44 minutos do primeiro tempo.

Numa boa triangulação, Betinho passou para Léo Costa ficar cara a cara com o goleiro do Galo. Sem titubear ele mandou para as redes, abrindo o marcador para a Lusa. O time da capital teve uma boa atuação na primeira etapa, nem lembrando a equipe que caiu para a Série A-2 no Campeonato Paulista.

Na segunda etapa o Ituano voltou mais ligado e empatou logo aos cinco minutos. Peri cobrou escanteio na cabeça de Ronaldo, que mandou a bola no ângulo. Tom fez uma defesa espetacular, mas, no rebote, Walfrido cabeceou e igualou o placar. Alegria dos 2.434 torcedores presentes no Novelli Júnior, que passaram a confiar na virada.

O Ituano pressionava muito e a Lusa apostava apenas nos contra-ataques – e não obtinha sucesso. O técnico Tarcísio Pugliese ousou ao colocar o jovem Wesley, que fez uma boa Copa São Paulo de Futebol Júnior, aos 28 minutos no lugar do esforçado Djavan. O garoto foi pra cima e quase fez de voleio, mas o inspirado Tom defendeu.

Outro que estava inspirado, mas pelo lado do Galo, era Clayson. O meia – que é pretendido pelo Santos – jogou mais uma vez bem, com boas jogadas individuais. Porém elas não resultaram em gols e o placar permaneceu inalterado. Agora a decisão da vaga ficou para o Canindé.

Polêmicas

A partida contou com alguns lances polêmicos. O Ituano reclamou de dois supostos pênaltis não marcados pelo árbitro Adriano de Assis Miranda, ambos no primeiro tempo. Outro momento polêmico foi aos 23 da segunda etapa, quando, numa cobrança de falta ensaiada, Cristian rolou para Peri bater rasteiro e goleiro Tom se atrapalhou, defendendo em cima da linha. A torcida reclamou que a bola teria entrado, mas o replay confirmou que ela não ultrapassou totalmente a linha.

Ficha técnica:
Ituano 1x1 Portuguesa
Ituano: Fábio; Dick, Léo, Nahylor e Peri; Ewerton (Zé Carlos), Walfrido, Clayson e Cristian (Guilherme); Ronaldo e Djavan (Wesley). Técnico: Tarcísio Pugliese.
Portuguesa: Tom; Fabinho Capixaba, Guilherme Almeida, Valdomiro e Luan Peres;
Renan, Betinho, Matheus Santos e Léo Costa; Marcelinho (Formiga, depois Bruno Piñatares) e Hugo (Michel). Técnico: Gerson Sodré (interino).
Gols: Léo Costa aos 44’ do 1T (Portuguesa); Walfrido aos 5’ do 2T (Ituano).
Cartões amarelos: Naylhor, Cristian, Peri e Zé Carlos (Ituano); Valdomiro, Léo Costa e Guilherme Almeida (Portuguesa).
Público: 2.434 pagantes.
Renda: R$ 17.260,00.

Comentários