Ituano estreia em casa na Série D do Brasileiro 2016
Time vai encarar o Maringá-PR no domingo, dia 12 de junho.
Jéssica Ferrari
Com os dois jogos-treinos realizados no dia 4 de junho, no CT Tatizão, o Ituano encerrou a fase de preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro Série D. Foram 34 dias de intertemporada e três jogos treinos realizados. A estreia na competição será em casa, no Estádio Novelli Júnior, no dia 12 de junho (domingo), às 16h30, contra o Maringá-PR.
“Este período de treinamentos foi bastante proveitoso. Conseguimos aproveitar bem este período, apesar das chuvas. Claro que em alguns momentos tivemos que mudar nossa programação por causa do campo encharcado. Porém como o período para nossa preparação foi longo, conseguimos equacionar e estou satisfeito com o que fizemos até aqui”, comentou o técnico Tarcísio Pugliese.
No dia 4 pela manhã, o ituano perdeu de virada para a Caldense por 2x1 num jogo bastante truncado. Na parte da tarde contra o Santos B, que vai disputar a Copa Paulista, houve tentativa de jogar futebol, apesar do campo bastante encharcado. O Santos abriu o placar no primeiro tempo e o Ituano buscou o empate no segundo.
O Ituano está no grupo 17 do Brasileiro, com Maringá/PR, Metropolitano/SC e Caxias/RS. A estreia será contra o Maringá e nas outras duas rodadas jogará em Blumenau e Caxias do Sul. Estes jogos serão bem no início do inverno, que começa dia 21 e preocupa a equipe. “Conversamos bastaste com os jogadores e comissão técnica sobre isso. Afinal no nosso grupo os adversários são do sul do país e neste período de inverno vão encontrar campos pesados por causa das chuvas e frio. Fizemos dois jogos treinos no sábado com os campos em condições parecidas. Neste ponto até que foram bons estes treinamentos”, justificou Pugliese.
Esta será a terceira participação do Galo de Itu na Série D. Em 2009 enfrentou dois clubes do sul de Minas Gerais e o Mirassol. Há dois anos enfrentou clubes do sul do país. Venceu o Maringá no Paraná, empatou com o Guarani em Palhoça/SC e perdeu para o Brasil, em Pelotas.
Com um elenco de 34 atletas, Tarcísio Pugliese montou um grupo com muitas alternativas. São atletas que disputaram o último Paulista. São 6 reforços e 4 atletas que retornaram de empréstimo. Com muitas opções para cada posição, também por causa da Copa Paulista que começa no próximo mês, ele avisa que vai alternar o time de acordo com as características da partida. “Nesta primeira fase não conseguiremos ter uma equipe titular pré-definida por estas condições de campo. Num campo melhor e seco, posso utilizar uma equipe mais técnica e mais leve. Num campo encharcado e pesado terei que colocar um time mais forte para jogar nestas condições”, explicou. Nesta semana, Pugliese vai ajustar os últimos detalhes para a estreia na competição. Deste atual elenco, apenas 4 atletas disputaram a Série D em 2014. O goleiro Diego, o zagueiro Léo e os atacantes Claudinho e Marcão.
Promoção para a Torcida
O Galo de Itu espera uma boa presença de público nesta estreia. Em 2009 contra o Uberaba estiveram presentes 934 torcedores. Em 2014 contra o Brasil de Pelotas, apesar de ser o primeiro jogo após o título Paulista, compareceram ao jogo 907 torcedores. Sabendo destes números, a diretoria conseguiu junto a Federação Paulista trazer para este domingo a promoção do jogo da sustentabilidade.
Serão 5 mil ingressos de cadeiras descobertas para serem trocados por garrafas PET a partir desta quinta-feira em três locais. No próprio Novelli Júnior e nas escolas Ermelinda Silveira Machado (rua Anthigio Cavecchini, 750 – Pque Pres. Medici) e Professora Raquel Stainer Leitão (rua Corintho Luis D’Onofrio 25 – Jd Alberto Gomes). As trocas ocorrerão das 9 as 18hs, inclusive no sábado.
Quando acabarem estes ingressos, o preço para a descoberta será de R$10,00. A cadeira coberta vai custar R$40,00. Aos sócios torcedores que já tem o direito de um ingresso, poderão somente no dia do jogo, retirar mais 3 ingressos para a partida. Assim o sócio torcedor que tem outros direitos, terá ainda mais esta vantagem para acompanhar o time na Série D.
Exposição
Na mesma data do jogo, haverá a realização de uma Exposição de Camisas Históricas do Ituano, com a presença de ex-jogadores e troféus históricos, a partir das 15 horas. A exposição estará do lado direito da entrada principal do estádio.
Estarão expostas 50 camisas oficiais do time, de 4 torcedores colecionadores. Marcelo Sampaio, Fabiano Quicoli, Lucas Dornelles e André Vecchi vão mostrar uma parte de suas coleções. São camisas desde 1984, ano em que o Galo disputou a série A2 ainda como Ferroviário Atlético Ituano (FAI). Há camisas de todos os anos e inclusive de goleiros. Também estarão expostas as camisas históricas do título da A2 de 1989, do título Paulista de 2002 e 2014 e do Brasileiro Série C de 2003. Será uma volta ao passado para os velhos torcedores e uma demonstração da importância da história que o FAI e o Ituano construíram ao longo destes anos.