Esportes

Publicado: Quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ituano 66 anos: conheça mais sobre a história do clube

Galo rubro-negro foi fundado em 24 de maio de 1947.

Crédito: André Roedel - www.itu.com.br Ituano 66 anos: conheça mais sobre a história do clube
O Ituano Futebol Clube completa 66 anos no dia 24 de maio. Você conhece a história do Galo de Itu?

Por André Roedel

No mês em que o Ituano Futebol Clube completa 66 anos de sua fundação, a equipe do Itu.com.br preparou uma série especial de entrevistas com jogadores que tiveram passagens marcantes pelo Galo de Itu. São atletas que deram o melhor de si para o clube e até hoje são lembrados pelo torcedor ituano.

As matérias serão publicadas durante as próximas semanas de maio, trazendo informações e depoimentos que irão rememorar os velhos tempos, assim como falar sobre a atualidade deste time rubro-negro. O primeiro entrevistado foi o atacante Django, maior artilheiro da história do clube. O segundo, Juninho Paulista, ídolo e dirigente do Galo.

Mas, antes de conferir cada entrevista especial, que tal conhecer mais sobre a história do Ituano?
 

Ituano 66 anos: conheça mais sobre a história do clube

Os primórdios

Fundado em 24 de maio de 1947 com o nome de Associação Atlética Sorocabana – em referência à estrada de ferro que passava pela cidade –, o time de Itu tem uma longa trajetória no futebol paulista. O rubro-negro ganhou destaque na década de 1950, quando disputou a terceira divisão do Campeonato Paulista. Leia mais sobre o surgimento do Ituano e de como o Galo se tornou mascote do clube aqui.

- Ouça aqui o hino do Ituano Futebol Clube!

Depois de um longo período nas divisões inferiores e até mesmo no amadorismo, o clube foi reorganizado em 1977, ano em que passou a se chamar Ferroviário Atlético Clube e adotou o uniforme rubro-negro de um antigo rival. Na década de 1980, o Galo começa a disputar a segunda divisão do estadual, comandado pelo matador Django. Saiba mais sobre este período clicando aqui.

Ituano 66 anos: conheça mais sobre a história do clube

Primeira divisão pela primeira vez

Em 1989, o Atlético Ituano vence a segunda divisão, conquistando o acesso à elite do futebol paulista. Era a oportunidade da cidade receber os grandes clubes do estado pela primeira vez. Em homenagem ao apoio da torcida, e para reforçar os laços com Itu, o clube passa a se chamar Ituano Futebol Clube.

De nome novo, o rubro-negro vê surgir no início da década de 1990 seu maior ídolo: Juninho Paulista, que viria a ser campeão do mundo pela Seleção Brasileira na Copa de 2002. Juninho faz sucesso com a camisa do Galo e logo foi contratado pelo São Paulo. Veja mais informações aqui.

Ituano 66 anos: conheça mais sobre a história do clube

As grandes conquistas

Nos anos seguintes, o Ituano passa por uma série de quedas e ascensões, voltando em definitivo para a primeira divisão do estadual em 2002, sob comando do empresário Oliveira Junior. Naquele ano, o clube conquistou seu maior título, o Campeonato Paulista de 2002. Saiba mais sobre a "era Oliveira Junior" e a conquista do Paulistão clicando aqui.

E o Galo não parou por aí: em 2003, conquistou também o Campeonato Brasileiro da Série C, seu primeiro título nacional. Leia mais sobre a projeção nacional do Ituano aqui. Mas o investimento do empresário acabou e o clube voltou a realizar campanhas medianas tanto na Série B do Brasileirão, quanto no Campeonato Paulista. Saiba mais sobre a queda de rendimento do Ituano clicando aqui.

Ituano 66 anos: conheça mais sobre a história do clube

Era Juninho Paulista

Depois de uma parceria com a Traffic (saiba como foi essa parceria clicando aqui) que não obteve os resultados esperados, o clube foi rebaixado para a Série D, teve suas categorias de base desativadas e passou por apuros no Campeonato Paulista. A história mudou em 2009, quando Juninho Paulista retornou ao clube – agora como gestor.

O atleta implantou uma nova filosofia no clube, reativou as categorias de base e modernizou a estrutura do futebol profissional. Juninho também pendurou as chuteiras vestindo a camisa do Ituano, salvando o time do rebaixamento no Campeonato Paulista de 2010.

Apesar das campanhas ruins nos últimos campeonatos estaduais, o Ituano hoje é o time do interior que está a mais tempo na elite: são 13 anos sem cair no estadual mais disputado do Brasil. Além disso, as categorias de base já começam a render frutos, como o atacante Marcão, autor do gol salvador contra o Palmeiras no Paulistão deste ano. Leia aqui como se deu a volta de Juninho Paulista ao Ituano.

Comentários