Estádio Novelli Júnior sedia dois jogos do Ituano neste fim de semana
Time disputa rodada da Série D e estreia na Copa Paulista.
Jéssica Ferrari
Dois grandes jogos prometem agitar o próximo fim de semana dos torcedores do Galo de Itu. O Estádio Novelli Júnior será palco da quarta rodada do Campeonato Brasileiro Série D no dia 2 de julho (sábado), às 15h, quando o Ituano encara novamente o Caxias do Sul; e também da estreia do time na Copa Paulista 2016, contra o São Paulo, no dia 3 de julho (domingo), às 10h.
Em ambas competições haverá promoção de trocas de garrafas PET por ingressos. São 5 mil ingressos a disposição para a partida da Série D e mais 3 mil ingressos para troca do confronto paulista. As garrafas já podem ser trocadas no estádio, na Praça Washington Luiz, s/nº - Vila Nova - Itu/SP.
4ª rodada da Série D
Este jogo será a chance de reabilitação do Galo no campeonato, para encaminhar a classificação para a próxima fase, já que perdeu do Caxias do Sul no dia 26 de junho, fora de casa. As duas equipes estão na liderança do Grupo A17 com 6 pontos. Sendo que o Ituano tem vantagem pelo saldo de gols.
"Temos que nos manter muito concentrados e focados. É uma competição muito curta. São apenas 6 jogos para definir os classificados para a fase de play off. E já foi metade desta primeira fase. Não permite erros”, analisou Tarcísio Pugliese. O Ituano terá dois jogos em casa para tentar se classificar. Além do Caxias neste sábado, na outra semana recebe o Metropolitano de Blumenau. Só volta a jogar fora na última rodada contra o Maringá, no norte do Paraná.
Copa Paulista 2016
O Ituano vai disputar sua 15ª Copa Paulista e terá sua primeira partida em casa. O time está no grupo 3 ao lado de São Paulo, Bragantino, XV de Piracicaba, Paulista, Juventus e Red Bull. São 26 clubes na disputa, divididos em 4 grupos. São dois grupos de 7 clubes e dois grupos de 6. Os 4 primeiros colocados se classificam para a 2ª fase.
Neste ano a Federação Paulista convidou os clubes participantes e a imprensa para fazer um lançamento oficial da competição. A Copa Paulista oficialmente começou em 1999, mudou de nome algumas vezes, mas sempre designou ao campeão uma vaga para a Copa do Brasil. Neste ano serão duas vagas. O campeão escolhe se quer disputar a Copa do Brasil ou a Série D do próximo ano.
A outra novidade é que os clubes que estão na Série A e B foram convidados e além do São Paulo, Santos e Bragantino aceitaram e vão participar. “Isso é muito bom. Na minha época de atleta, o São Paulo criou o expressinho que disputava outras competições, mas éramos um único elenco. Apesar do Muricy comandar, o Telê participava muito. Os atletas estavam muito próximos dos principais atletas do elenco. Nós vamos fazer isso no Ituano. Temos um elenco só, com mais atletas para termos condições de disputar as duas competições. O Tarcísio comanda na Série D e o seu auxiliar Vinicius vai dirigir o time na Copa. Assim todos têm a ganhar”, explicou o gestor Juninho Paulista, que foi convidado a participar de um debate após a apresentação ao lado do diretor da Federação, Mauro Silva, e do Pintado que representou o São Paulo.
O Ituano foi campeão da Copa Paulista em 2002. Já o São Paulo, que disputou três edições (2003, 2004 e 2005) nunca passou da 1ª fase. O Galo enfrentou 3 vezes o tricolor paulista e soma 3 vitórias.
“Nosso intuito é promover atletas da base já pensando na Série A1 do ano que vem. Eu lembro que o time campeão Paulista em 2014 foi formado em 2013 com o próprio Doriva na Copa Paulista. Naquele ano chegamos as 4ªs de final depois de 10 anos. A competição serve também para observarmos e darmos oportunidades para os jogadores que estão jogando menos, e assim ganhando maior experiência, se preparando para competições mais fortes”, lembrou Juninho Paulista. Em 2013 o atacante Marcão foi o artilheiro da competição com 7 gols. Hoje ele é titular na Série D.