Esportes

Publicado: Terça-feira, 5 de agosto de 2014

Categorias de base do Ituano seguem com bom desempenho no Paulista

As três categorias estão com a classificação encaminhada.

Crédito: Divulgação/Ituano FC Categorias de base do Ituano seguem com bom desempenho no Paulista
O Ituano sub-20 teve dificuldades para vencer o Atlético Sorocaba, mas confirmou a vitória por 3 a 2

O último sábado, 2 de agosto, foi um dia de vitórias na base do Ituano. As três categorias jogaram em Itu e venceram seus jogos se mantendo na zona de classificação para a 2ª fase do Campeonato Paulista. O sub-20 do técnico Vinícius Bergantin venceu o Atlético Sorocaba por 3 a 2 no Estádio Novelli Júnior e segue na liderança do grupo 4, agora com 17 pontos – três pontos à frente do rival São Bento.

O sub-17 jogou no Estádio Souza Lima e venceu Nova Odessa por 1 a 0, gol de fora da área do meia Rodrigo Bassani. E o sub-15 não teve dificuldades em vencer por 3 a 0 o mesmo Nova Odessa, com gols de Alex, Arthur e Daniel. As duas categorias seguem na segunda colocação do grupo, atrás do Desportivo Brasil que folga na próxima rodada. As três categorias do Ituano podem se classificar pelo segundo ano consecutivo.

Dificuldades no sub-20

O Paulista sub-20 reiniciou no sábado com a 1ª rodada do returno. O Ituano teve dificuldades para vencer o Atlético Sorocaba, mas confirmou a liderança conquistando a 5ª vitória na competição. O técnico Vinicius Bergantin colocou em campo Rodrigo; Gabriel Martins, Leo, Luis Felipe e Luis Henrique; Bruno Capriolli, Jair e Guilherme; Gabriel, Marcão e Renan.

O rival de Sorocaba abriu o placar aos 10 minutos com Alexandre. O artilheiro Guilherme empatou aos 40 em cobrança de pênalti. Marcão virou a partida aos 17 da segunda etapa após cabecear um cruzamento do lateral Gabriel. Mas o Ituano sofreu novo empate aos 23 com Pedro. Aos 31, Lucas Santos que havia entrado no lugar de Gabriel fez o gol da vitória. Ele desviou de cabeça escanteio cobrado por Renan.

“Foi um ótimo jogo aqui, um clássico no retorno do Campeonato Paulista. Saímos perdendo e os meninos conseguiram virar o jogo com tranquilidade. A equipe soube rodar bem a bola, criar oportunidades de gols, tenho que exaltar a calma dos garotos se tratando de um dérbi regional. Eles souberam reverter uma situação bem difícil do jogo, que foi sair perdendo dentro de casa”, analisou Vinicius Bergantin. Neste sábado, dia 9, o Ituano vai até Cotia enfrentar o São Paulo, que está na 4ª posição com 10 pontos – sete pontos a menos que o Ituano.

Favoritismo no sub-17

Mesmo prejudicado pelo gramado irregular do Souza Lima, o Ituano confirmou o favoritismo. No sub-17, a vitória veio através de um bonito gol de fora da área de Rodrigo Bassani, marcado somente aos 6 minutos do 2º tempo. Bassani conduziu a bola desde o meio campo, puxou para o pé direito, cortou o zagueiro para o pé esquerdo e bateu rasteiro no canto.

“Se eu comparar com o último jogo contra o Hortolandia, não gostei do rendimento deles nesse contra a Nova Odessa. Ontem mesmo tivemos uma conversa, fizemos uma auto avaliação e eles perceberam que podem jogar mais, trabalhar melhor a bola com mais tranquilidade, apesar da vitória foi aquela que venceu, mas não convenceu. Podemos mais que isso”, afirmou o técnico Ricardo Paraventi.

O Ituano chegou a 21 pontos e pode ultrapassar no sábado o líder Desportivo Brasil, que vai folgar na rodada. O adversário será o rival São Bento, no Jardim Maringá, em Sorocaba.

Goleada no sub-15

O sub-15 só começou a tranquilizar no final do primeiro tempo. O lateral-esquerdo Gabriel cruzou para o meia Alex abrir o placar aos 44 minutos. Arthur que tinha acabado de entrar fez 2 a 0. Ele fuzilou uma cavadinha de Jonathan. E o lateral Daniel fechou a vitória em 3 a 0 aos 13 minutos da segunda etapa ao desviar de cabeça uma falta cobrada pelo Arthur.

“Foi uma vitória muito importante pra gente. Estávamos vindo de dois empates, então ganhar com um resultado expressivo de 3 a 0 é importante demais para os garotos. Conseguimos manter a segunda colocação e faltam apenas três jogos. Agora todos os jogos são decisivos”, explicou o técnico Luis Antonio. No sábado o Ituano disputa a vice-liderança com o São Bento, em Sorocaba. O Galo tem 17 pontos enquanto o Azulão tem 15. 

Comentários