Cultura

Publicado: Segunda-feira, 1 de junho de 2015

Museu da Energia de Itu inaugura exposição "A Luz do Nobel"

Mostra temporária comemora o Dia Mundial da Energia.

Museu da Energia de Itu inaugura exposição "A Luz do Nobel"
Exposição no Museu da Energia

Com a mostra “A Luz do Nobel”, inaugurada no dia 29 de maio, o Museu da Energia de Itu comemora o Dia Mundial da Energia e traz ao público informações sobre a evolução dos estudos da luz e suas propriedades a partir das produções científicas de ganhadores do Prêmio Nobel de Física. A ação também celebra 2015 como o Ano Internacional da Luz, iniciativa estabelecida pela ONU.

Além de apresentar a biografia do inventor sueco Alfred Nobel (1833 – 1896) e a origem da premiação criada em seu nome, a exposição destaca, por meio de textos, ilustrações e experimentos, os estudos de figuras importantes da Física, como Nils Gustaf Dalén (1869-1937), Albert Einstein (1879-1955), Isamu Akasaki (1929), Hiroshi Amano (1960) e Shuji Nakamura (1954), entre outros, que protagonizaram o debate científico dos séculos XIX e XX e foram contemplados pelo Prêmio Nobel por trabalhos desenvolvidos no campo da luz.

A campanha da ONU 2015 - Ano Internacional da Luz tem como objetivo reconhecer a importância deste elemento na vida, no futuro e no desenvolvimento da humanidade, incentivando instituições ao redor do globo a produzirem programações especiais voltadas à temática.

Prêmio Nobel

O testamento de Alfred Nobel, aberto em 1896, revelou ao mundo sua vontade de conceder prêmios àqueles que comprovadamente se destaquem nas áreas da Física, Fisiologia ou Medicina, Literatura, Química, Paz e Economia. Os nomes dos indicados ao prêmio são apresentados no mês de outubro e a premiação ocorre no dia 10 de dezembro, data da morte de Nobel, em Estocolmo.

O Prêmio Nobel de Física é concedido pela Real Academia de Ciências da Suécia. As indicações provêm de catedráticos dos países escandinavos e poucos cientistas estrangeiros foram premiados. Até hoje, foram entregues 108 prêmios de Física.

Experimentos:

O Globo de Plasma
O globo de plasma é um objeto que parece prender feixes de luzes coloridas em constante movimento dentro de uma bola transparente. O cientista Nikola Tesla (1856-1943) inventou o equipamento no final do século XIX, enquanto experimentava correntes de alta-tensão dentro de um tubo sem ar.

Holografia
Na década de 1940, Dennis Gabor começou a estabelecer os princípios da holografia. Através de um experimento onde um objeto é colocado em um suporte de espelhos convexos, Gabor conseguiu provar que a luz, ao incidir sobre o objeto, registra-o sistematicamente e o reproduz de forma tridimensional.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia, do Espaço das Águas e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais.

Empresas mantenedoras: AES Eletropaulo, Sabesp, Cesp e EMAE.

Serviço:
Exposição: A Luz do Nobel
A partir do dia 29 de Maio
Local: Museu da Energia de Itu
Rua Paula Souza, nº 669 – Centro – Itu (SP) 13300-050 – tel. (11) 4022-6832
Ingresso: R$4,00

Comentários