Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Entrevista com Deborah Dubner - A prática do Um Agradecimento por Dia

Conheça os detalhes desta história!

Crédito: Arquivo pessoal Entrevista com Deborah Dubner - A prática do Um Agradecimento por Dia
"(...) a gente aprende a olhar o bom dentro do ruim."

Deborah Dubner pratica Um Agradecimento por Dia há mais de cinco anos, compartilhando seus agradecimentos em sua Linha do Tempo no Facebook. Este hábito tem inspirado centenas de pessoas, gerando novos espaços de gratidão. Além disso, rendeu uma palestra no TEDxJardins, o Prêmio Shift -Agentes Transformadores e matérias em revistas nacionais. Conheça os detalhes de sua história e inspire-se você também!

Itu.com.br Como começou esta história do #umagradecimentopordia?

Desde que comecei a praticar as Danças Circulares, o sentimento de gratidão acordou dentro de mim. Comecei a expandir a consciência sobre o meu poder pessoal de influenciar e transformar, sempre tendo a gratidão como motor propulsor. Mas essa ideia de fazer dessa maneira foi espontânea, nada planejada. Foi um click que me deu em uma noite. Eu estava na frente do meu computador, olhando minha Linha do Tempo no Facebook e me sentindo muito grata à vida. Resolvi escrever e compartilhar o que dançava dentro de mim. Criei a hashtag #umagradecimentopordia e agradeci a família maravilhosa que eu tenho. Estávamos precisamente em 06 de outubro de 2010. Já faz mais de 5 anos! Incrível! Foi uma ação muito singela, espontânea, e lembro que senti vergonha. É diferente você agradecer em silêncio ou publicamente. No início é meio constrangedor, como dançar ou cantar em público. Mas ao mesmo tempo pensei: “É tão melhor ler as pessoas agradecendo do que reclamando... Me faz tão bem compartilhar e ver posts com o melhor da vida e das pessoas...” Aí criei coragem e apertei a tecla Enter...

Dali pra frente, isso se tornou um hábito, uma espécie de pausa meditativa. Parar, olhar para o meu dia, ver o que teve significado mais forte. Tem dias que é difícil achar algo e tem dias que é difícil escolher, de tantas coisas que pulsam.

Itu.com.br – E como foi a reação das pessoas?

No inicio alguns curtiam, comentavam... Depois de algum tempo comecei a ver amigos próximos fazendo o mesmo. Alguns me perguntavam se podiam copiar. Imagine, nem precisava, porque expandir essa prática é uma coisa maravilhosa! Com o tempo mais pessoas e surpreendentemente gente que eu nem conhecia. Amigos de amigos de amigos. É emocionante ver cada pessoa se tornando um multiplicador, inspirando, contagiando, sendo um agente transformador. O que tornou este ato poderoso foi sua expansão, o alcance coletivo que teve. Hoje são centenas... Me surpreendo ainda hoje ao ver como isso toca as pessoas. Às vezes encontro alguém que comenta: “Sempre leio seus agradecimentos antes de dormir”. Outras vezes fico sabendo de pessoas que se inspiraram nisso e começaram a fazer, mas sem publicar, porque preferem o anonimato. O importante é que praticam!

Itu.com.br   Por que agradecer faz bem?

Muitos mestres e caminhos da Psicologia explicam sobre o poder da Gratidão. É uma forma de olhar a vida que nos faz conectar mais com a abundância do que com a escassez. E sabemos que aquilo que a gente foca, expande. Então, passamos a perceber melhor as bênçãos. Por exemplo, podemos ficar mal de voltar de férias, ou feliz por ter um trabalho. Os dois lados são verdadeiros. É um exemplo simples, mas mostra como podemos olhar de formas diferentes para um mesmo fato. Ao exercitar olhar a vida com Gratidão, passamos a conectar mais com a beleza, com o que nos acontece de bom. Mais do que isso, passamos a reparar e dar mais valor para a nossa saúde, relacionamentos, realizações, ambiente que nos cerca, recursos que temos disponíveis... É tanta coisa que podemos agradecer!

Muitas pessoas só conseguem dar valor quando perdem. Às vezes uma doença, ou perder alguém querido, o emprego, alguma coisa importante faz a pessoa acordar para o que tinha de bom em sua vida e nem percebia. Quando conectamos com a gratidão, tudo passa a ter importância e se ilumina. A gente percebe que a vida é uma dádiva. É muito simples, parece até meio bobo, mas é pura mágica, faz a gente ficar diferente e se transformar.

Itu.com.br Então quem pratica a Gratidão faz de conta que o lado ruim da vida não existe?

De jeito nenhum! Eu tenho consciência das dificuldades, das crises, problemas, desafios. Durante esses cinco anos, houve alguns períodos onde foi muito difícil agradecer. Mas eu não desisti. Não é fazer de conta que está tudo bem, isso seria hipócrita. Mas a gente aprende a olhar o bom dentro do ruim. Acolhe a dor e o sofrimento com aceitação e sabedoria, aproveitando cada momento para evoluir. Bem diferente de ficar lamentando, se lamuriando, brigando com o mundo, culpando os outros pelo nosso infortúnio. Enfim, é uma mudança de abordagem. E principalmente, é uma escolha de sair do “porão dos injustiçados” para ser um agente ativo da nossa própria vida. Tem uma frase que eu adoro: “A dor é inevitável. O sofrimento é opcional”. Sempre me guio por isso. Quando me percebo entrando nas lamúrias, tento ajustar a rota e mudar o rumo. É um exercício constante, não tem férias (risos).

Itu.com.br A prática da gratidão tem muitas formas, mas ultimamente tenho visto mais gente fazendo coisas de gratidão do que antigamente. É um movimento recente?

Não é recente. Na verdade, o Dia Mundial da Gratidão, comemorado em 21 de Setembro, completa 50 anos este ano. É um dia no qual as pessoas são convidadas a agradecer a todos aqueles que fazem parte das suas vidas. É o dia do ano dedicado a parar para refletir em tudo de bom que há na vida, um gesto que acaba por impactar o bem estar das pessoas. Este dia teve origem em 1965 no Havaí, onde se realizou o primeiro encontro internacional sobre a ideia de tirar um dia do ano para agradecer formalmente por todas as coisas de bem que se encontram no mundo. No ano seguinte, em 21 de setembro de 1966, muitos dos participantes que estavam naquele primeiro encontro, colocaram em prática o gesto e implementaram definitivamente o Dia Mundial da Gratidão, com cada vez mais adeptos, atualmente em todo o mundo.

Existe também o Thanksgiving nos Estados Unidos (Dia de Ação de Graças) que é ainda mais antigo e muito forte, a ponto de ter se tornado um feriado nacional, tão importante quanto o Natal ou Ano Novo. Iniciou em 1621 com os peregrinos do Primeiro Mundo, como uma celebração pela colheita. Passou a ser celebrado nacionalmente desde 1789. Mas foi no ano de 1863, durante a Guerra Civil, que Abraham Lincoln decretou esta data como feriado nacional. E desde então tem sido muito importante e significativo na cultura dos americanos. Muitos brasileiros também celebram o Thanksgiving no Brasil, espelhando a data dos Estados Unidos.

Itu.com.br Mas se é tão antigo, porque te se falado mais sobre isso ultimamente?

Eu acredito que é graças ao poder das redes sociais. Hoje em dia é fácil influenciar, inspirar, expandir uma ideia, viralizar uma semente. Eu vivo colecionando frases sobre Gratidão e elas estão por toda parte no Facebook, Twitter, Instagram, etc. Isso dá mais visibilidade, permite mais conexões, convida a compartilhar projetos e se engajar. Eu adoro!

Itu.com.br Existem outros projetos sobre Gratidão que você conhece?

Sim, muitos! Depois que comecei a praticar #umagradecimentopordia eu comecei a reparar mais e fui conhecendo muitas coisas. Tem uma ideia bacana de pegar um vidro e cada vez que você se sentir grato, escreve num papelzinho e vai colocando lá. Imagine que lindo abrir o vidro um dia e olhar tudo, deve ser um mar transbordante de coisas boas. Também já li sobre um projeto de 100 dias de Gratidão e também sobre um caderninho da gratidão, dedicado para escrever agradecimentos. Enfim, tem muitas formas de praticar. Até mesmo de um jeito mais recolhido, como uma oração silenciosa. Qualquer maneira de gratidão vale a pena, parodiando a letra da música de Milton Nascimento “Qualquer maneira de amor vale a pena” (risos).

Itu.com.br Fale um pouco sobre o TEDx e o Prêmio Shift

Em janeiro de 2014 palestrei no TEDxJardins, a convite de Elena Crescia. Era um TEDx que tinha como tema geral a Felicidade. Tudo a ver! A palestra está disponível em vídeo. No final propus um exercício pra plateia, e entraram todos em estado de gratidão, foi super emocionante. Como é bom ver as pessoas agradecendo em vez de reclamando. É muito poderoso!

No ano passado, em 2015, fui uma das 10 finalistas do Prêmio Shift – Agentes Transformadores que acabou de lançar o vídeo com um micro documentário. Saiu uma matéria na Revista 29 Horas, que circula no Aeroporto de Congonhas.

E também escrevi uma matéria para uma revista que eu sou super fã (surpresa!) que sairá na edição de março.

Itu.com.br Você tem em vista mais projetos relacionados à Gratidão?

Tenho! Já existe o blog e a página no Facebook, com mais de 2.000 seguidores. Recentemente criei o Twitter e o Instagram. E o próximo projeto mais ousado e trabalhoso será um livro com o tema da Gratidão, ancorado na experiência adquirida ao longo destes cinco anos, recheado de exemplos reais da nossa comunidade de “agradecedores”. Será publicado este ano. É como eu sempre digo: praticar a Gratidão faz tudo expandir... Eu recomendo!

Deborah Dubner é diretora do itu.com.br e criadora do portal dancacircular.com.br. Psicóloga, focalizadora de Danças Circulares, co-autora do livro “A Vida em Versão Original – Uma história de Amor Real” (escrito em parceria com seu marido) e autora dos livros “Dançando a Vida - Jornada de Aprendizagem nas rodas de Dança Circular Sagrada”e “O Poder da Dança Circular – Terapêutico e Integrativo”.



Links:

Facebook - http://bit.ly/gratoface

TEDxJardins - http://bit.ly/gratotedx

Prêmio Shift - http://bit.ly/gratoshift

Revista 29 horas - http://bit.ly/grato29

Blog - http://www.umagradecimentopordia.com.br

Comentários