Cultura

Publicado: Quinta-feira, 10 de abril de 2014

Sermão das Sete Palavras retorna a Igreja do Bom Jesus

Cerimônia ocorrerá no dia 18 de abril.

Crédito: Acervo - Museu da Música de Itu Sermão das Sete Palavras retorna a Igreja do Bom Jesus
Um grande cenário lembrando o calvário será montado na Igreja do Bom Jesus

A antiga cerimônia do Sermão das Sete Palavras, também conhecida como Três Horas de Agonia, está sendo recuperada ao retornar para a Igreja do Bom Jesus, após ser adaptada e abrigada na Igreja do Carmo por três anos. No próximo dia 18 de abril, Sexta-Feira Santa, o tradicional templo ituano do Bom Jesus recebe de volta a belíssima cerimônia, realizada pela primeira vez no Brasil aqui em Itu, em 1867, pelos padres Jesuítas.

A iniciativa, que reuniu esforços da Paróquia de Nossa Senhora Candelária, da Igreja do Bom Jesus, do Museu da Música – Itu e do Coral Vozes de Itu tem como resultado o resgate de uma das mais tocantes cerimônias católicas do período da Quaresma, que contempla as últimas palavras de Jesus, já pregado à Cruz.

Segundo a Profa. Maria de Lourdes Sioli, Curadora do Museu da Música, a renovação do Sermão das Sete Palavras na Igreja do Bom Jesus faz reviver o patrimônio da fé através das representações culturais materiais e imateriais, como o antigo Calvário, doado ao Museu em 2010 e as obras musicais que permanecem vivas.

O Sermão das Sete Palavras é uma tradicional cerimônia da Semana Santa, e ainda existe em diversas cidades brasileiras. Foi trazido da Itália pelo Padre Onorati, fundador do Colégio São Luiz e realizado na Igreja do Bom Jesus por cerca de 130 anos. Da cerimônia já participaram grandes oradores brasileiros, como os Padres Mantero, Valdomiro Alvarenga e Luiz Gonzaga D’Elboux e importantes músicos como o compositor italiano Giuseppe Tescari e o jesuíta uruguaio José Ramon Zaballa.

Para colaborar com o aspecto didático e dramático do sermão, um grande cenário, lembrando o calvário, será montado, como outrora. A obra, última remanescente das grandes armações utilizadas na igreja, foi construída em 1969 pelo artista popular Nicolino de Francisco e está preservado no acervo do Museu da Música – Itu. Uma equipe de voluntários está organizando a preparação do templo para a cerimônia, que fica completamente escura com a luz voltada para o cenário do Calvário.

Em 1867 o compositor ituano Elias Álvares Lobo escreveu a obra Três Horas de Agonia ou As Sete Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz, um conjunto de sete motetes, em forma de recitativos e corais, primeira obra do gênero no Brasil, cujos originais estão preservados no Museu da Música e foram integralmente recuperada em 1995 pelo Coral Vozes de Itu.

Em 2014 o sermão será pregado pelo Padre Paulo Eduardo Ferreira de Souza, pároco da Paróquia de São Judas Tadeu, de Itu. Já os motetes cantados serão pelo Coral Vozes de Itu, alguns da obra original de Elias Lobo e outros de compositores italianos e brasileiros. Para tanto foi feita pesquisa na coleção do antigo Coro do Bom Jesus, também acervo do Museu da Música.

Serviço:
Sermão das Sete Palavras
Sexta-feira santa, 18 de abril
Horário: a partir das 10h
Local: Igreja do Bom Jesus

Comentários