Cultura

Publicado: Terça-feira, 9 de agosto de 2011

Samba é tema do quinto encontro da série Diálogos

O evento integra a programação Semana do Patrimônio.

Samba é tema do quinto encontro da série Diálogos
O tema ficará a cargo do Professor Ms. Adélcio Camilo Machado, da UNICAMP

O Centro de Estudos Brasileiros Nelson Werneck Sodré e o Museu da Música – Itu promovem, na próxima sexta-feira, 12 de agosto, a partir das 19h30, o quinto encontro cultural DIÁLOGOS 2011, no auditório do Sincomércio.

O tema será “Estudando o ‘mau’ samba: sambão-joia e hegemonia nos anos 1970”, que ficará a cargo do Professor Ms. Adélcio Camilo Machado, da UNICAMP.

A mesa do V DIÁLOGOS será presidida pela Professora Maria de Lourdes Figueiredo Sioli, Curadora do Museu da Música – Itu, e contará com a participação do Maestro Vinícius Gavioli, coordenador das Ações Artísticas do Museu da Música – Itu, como debatedor.

O evento integra a programação Semana do Patrimônio, atividade promovida pelo Fórum Permanente de Museus de Itu. Os encontros tiveram início em 18 de abril e integram o calendário do ano de centenário do escritor Nelson Werneck Sodré (NWS). A série conta com apoio do Instituto Cultural de Itu, do ISEB Nelson Werneck Sodré e do SINCOMÉRCIO ITU.

Sobre o tema

Embora seja um fenômeno bastante recente se comparado a toda a história da música erudita de tradição europeia, a música popular já produziu um amplo repertório, com uma grande diversidade de gêneros e estilos, constituindo-se em um importante objeto de estudo para se compreender de maneira mais abrangente a produção musical em diferentes espaços.

No que se refere ao Brasil, embora ainda não se tenha constituído um campo acadêmico propriamente dito, a música popular já foi objeto de vários estudos. Dentre eles, alguns autores como Enor Paiano, Marcos Napolitano e José Roberto Zan constataram que uma parcela da produção musical desse universo, mesmo sendo produzida no interior da indústria cultural, adquiriu certa autonomia relativa, manifestando-se quase como uma arte “erudita”. Para esses autores, a bossa nova e a MPB, consolidadas nos anos 1960, representam possivelmente o momento em que tal situação se manifestou de maneira mais clara. Após esses segmentos terem se consagrado como “legítimos”, surgiu na década de 1970, um repertório de samba que passou a ser considerado como de “mau gosto” e que foi rotulado de “sambão-joia”.

Nessa comunicação, pretende-se apresentar uma parte desse repertório e refletir acerca das representações construídas em torno dele, buscando compreendê-las a partir da relação entre o sambão-joia e o repertório hegemônico da música popular brasileira. Para uma melhor contextualização, objetiva-se também apresentar um pouco do atual estágio das pesquisas em música, da maneira a mais abrangente possível.

O auditório do SINCOMÉRCIO está localizado na rua Maestro José Victório, 137, centro de Itu.

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