Esportes

Publicado: Terça-feira, 27 de outubro de 2015

União e bem querer marcam a "Pedalada das Meninas no Outubro Rosa"

Evento reuniu mais de 120 participantes.

Crédito: SoulFrame União e bem querer marcam a "Pedalada das Meninas no Outubro Rosa"
Participantes do Pedalada das Meninas no Outubro Rosa se reúnem para foto

A “Pedalada das Meninas no Outubro Rosa” teve sua 1ª edição no dia 18 de outubro, em Itu. A ação é um projeto que visa incentivar mulheres a praticarem o ciclismo como forma de atividade física, e também tem a missão de servir como ferramenta de ação para a conscientização da prevenção do câncer de mama.

O encontro reuniu 120 participantes e uma equipe de 30 pessoas durante a atividade. O ponto de saída e chegada foi o Parque Geológico do Varvito, que comemora 20 anos em 2015, local com grande valor histórico e principalmente geológico, sendo mais uma das opções de lazer encontradas em Itu e que agregam à pedalada valores culturais e turísticos.

Uma pedalada cor de rosa e cheia de energia

Antes da saída, as participantes e seus acompanhantes foram recepcionados na entrega dos kits pelos organizados, uma equipe da ONG +Vida e depois orientados por uma professora de uma academia da cidade durante o alongamento.

O roteiro de 32 quilômetros foi percorrido em duas partes. Além das belas paisagens, o trajeto passou várias cerâmicas e barreiros, outra tradição do município que pôde ser vista pelos participantes. Completando pouco mais de 20 quilômetros, eles chegaram ao Sitio Villa Mandacarú e seu Celeiro Cultural, onde foram recepcionados com mesas de frutas, sucos naturais e água geladinha para todos os participantes.

Além de condutores, completaram a equipe e estrutura do evento carros e caminhões de apoio, carro com água e ambulância com enfermeira e escolta dos Agentes de Trânsito na saída do parque, pelo trecho urbano.

Ações e o contato com a realidade

Por se tratar de um encontro com o foco principal no Outubro Rosa e na prevenção do câncer de mama, houve várias ações abordando o tema. Além das ações da equipe da ONG +Vida, ocorreu o depoimento emocionante da ciclista Irozita Matiuzzi, que passou por todo o processo da doença, da detecção à volta a vida e suas atividades normais, na ocasião ela está voltando a pedalar e suas palavras tocaram no fundo de cada uma das participantes.

Mais uma participação importante na ação foi a do Dr. André Fernando Tabarassi, mastologista com especialidade em câncer de mama e que foi o médico responsável pela detecção e tratamento da Irozita.

Outra ação que aconteceu foi o plantio de mudas frutíferas no Sítio Mandacaru, em parceria com o grupo Arvorear e a Secretária do Meio Ambiente de Itu. Foram plantadas 17 mudas no local, buscando assim deixar um pouco da contribuição do evento para o futuro da fauna e flora local.

Para quebrar um pouco o clima de apreensão causado pelos depoimentos e dar uma aliviada nas meninas, foram realizados vários sorteios de brindes.

Apelo solidário

Durante a realização da Pedalada, a ONG +Vida - organização não governamental que dá assistência a portadores e famílias de portadores de neoplasia (câncer) - fez um trabalho de conscientização entre os participantes sobre a necessidade de adotar medidas preventivas contra o câncer de mama, o que mais mata mulheres no Brasil. Os ciclistas, por sua vez, contribuíram com a doação de dois litros de leite, destinados à Campanha Solidária realizada pela ONG, e destinados aos assistidos.

Pedalada das Meninas

A Pedalada das Meninas é realizada pela PromoverAção. Ano a ano o projeto vem conquistando cada vez mais sucesso de público, espaço na mídia e credibilidade entre os apoiadores e patrocinadores.

E, para 2016, a edição do Outubro Rosa já está marcada, será no dia 30.

Comentários