Esportes

Publicado: Sexta-feira, 10 de maio de 2019

Na abertura do returno da LBF 2019, Ituano é derrotado fora de casa

Partida contra Santo André terminou em 78 a 53.

Crédito: Nathane Agostini Na abertura do returno da LBF 2019, Ituano é derrotado fora de casa
Jogo em Santo André

O Ituano Basquete foi ao ABC paulista para enfrentar o Santo André/Apaba na noite desta quarta-feira, 8 de maio. A partida, realizada no Complexo Esportivo Pedro Dell’ Antonia, terminou com vitória da equipe andreense por 78 a 53.

O jogo registrou um desempenho anormalmente abaixo do padrão do rubro-negro, que não conseguiu encaixar seu jogo já no primeiro quarto e marcou apenas 4 pontos, contra 16 da equipe adversária.

"Foi um jogo realmente muito ruim; um time do nível do Ituano não pode fazer 4 pontos em 10 minutos, isso não existe”, comentou o técnico do Galo, Antônio Carlos Barbosa.

No segundo quarto, o Ituano conseguiu equilibrar a partida (parcial de 16 a 16), mas na volta do intervalo, apesar de diminuir a distância do placar em alguns momentos, não conseguiu segurar a equipe do Santo André, que venceu também os dois últimos quartos (parciais de 23 a 16 e 23 a 17).

Além das falhas da própria equipe, o rubro-negro teve ainda que lidar com noite inspirada de Alana do Santo André/Apaba, cestinha da partida com 31 pontos e MVP com 33 de eficiência.

“São situações que mesmo eu fico sem ter uma explicação, porque você fica buscando situações subjetivas, mas objetivamente erramos, chutamos e erramos; e o outro [time] fez uma partida excepcional: a Alana fez 31 pontos hoje, a média dela por jogo é de 4.7; a Bianca também tem média em torno de 4 e ela fez 13; então a derrota foi aí, duas jogadoras que jogaram muito mais do que vinham jogando e nós, infelizmente, não fomos bem, algumas jogadoras ainda conseguiram uma performance razoável, mas de forma geral, o time foi muito mal”, avaliou o técnico Barbosa.

Pelo lado do Ituano, os destaques foram a ala Izabella Sangalli, que registrou um duplo-duplo com 14 pontos, 13 rebotes e 20 de eficiência; e a pivô Kelly, maior pontuadora da equipe com 16 pontos.

A partida marcou o retorno também da lateral Palmira, que ficou um mês e meio afastada devido à uma lesão na panturrilha. A atleta comentou sua volta: “não senti cansaço, lógico que a gente perde um pouco de ritmo de jogo, tempo de bola, mas por ter ficado praticamente um mês e meio parada, achei que eu estaria me sentindo mal. Não digo que correspondi, mas pelo menos vou entrosando e voltando ao ritmo, não comprometi [a equipe], mas também não ajudei tanto quanto posso ajudar”.

“A gente precisa mudar o nosso foco. Antes a gente tinha muita inconstância no terceiro quarto e hoje já começamos inconstantes e a gente pede sempre na nossa preleção que tenhamos foco desde o começo - que foi o que faltou, não podemos fazer 4 pontos em 10 minutos, para uma equipe de alto nível é muito pouco ponto. Precisamos seguir trabalhando, para melhorar essas finalizações. Não é que a gente erra porque quer, mas às vezes colocamos um pouquinho mais de força em um arremesso que devíamos soltar com um pouco mais de carinho, então acabamos errando por essas falhas. Mas é só ter um pouquinho mais de foco e fazer uma auto-reflexão do que precisa melhorar, porque sábado vai ser jogo 'duro’", analisa a atleta.

“Não existe culpado, não adianta ficar buscando quem jogou bem e quem jogou mal, o time perdeu, todas perdem. Vamos continuar trabalhando, amanhã à tarde já voltamos a treinar, tem jogo sábado e precisamos ganhar. E o campeonato continua, precisamos buscar a melhor classificação possível”, concluiu Barbosa.

O Ituano volta a jogar no próximo sábado, 11 de maio, às 17h, contra o Instituto Brazolin/São Bernardo/UNIP. Desta vez a partida ocorre em Itu, no Ginásio Municipal Prudente de Moraes (Praça Washington Luiz, s/n, na Vila Nova), com entrada gratuita e transmissão pela LBF Live.

Comentários