Esportes

Publicado: Segunda-feira, 17 de março de 2014

Ituano vence o São Paulo e dá grande passo rumo à classificação

Galo de Itu não superava o Tricolor desde 1993.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano vence o São Paulo e dá grande passo rumo à classificação
Esquerdinha marcou seu segundo gol no Paulistão. O primeiro foi na vitória por 2 a 0 sobre o Bragantino

O Ituano vai quebrando recordes e tabus neste Paulistão! Em partida realizada neste domingo, dia 16 de março, o Galo de Itu voltou a vencer o São Paulo – fato que não ocorria desde 1993. Esquerdinha fez o único gol do jogo, que foi marcado pela apatia do time do Morumbi e por uma forte tempestade. Com o resultado, o time comandado por Doriva deu grande passo rumo à classificação para a próxima fase da competição e também para a vaga na Série D.

Para alcançar seus objetivos sem depender de ninguém, basta ao Ituano fazer sua parte contra a Penapolense na última rodada. O Galo encara o time de Penápolis no dia 23 de março, domingo, no Estádio Novelli Júnior. Porém, o rubro-negro pode comemorar a passagem para a próxima fase do Paulistão já nesta terça-feira, dia 18, caso o Audax não vença o Comercial em Ribeirão Preto.

O jogo

Com muita raça e força de vontade, o Ituano foi pra cima do São Paulo desde os primeiros instantes da partida. Com apenas algumas ausências, o Tricolor foi a campo com o seu time titular – para afastar qualquer comentário sobre entregar o jogo para prejudicar o rival Corinthians. Mas mesmo com seu elenco principal, o time comandado por Muricy Ramalho jogou de maneira apática e deu brechas para o Galo.

A recompensa pela grande campanha rubro-negra na competição veio logo aos 13 minutos de jogo. O atacante Esquerdinha recebeu na entrada da grande área e chutou forte para o gol. Bola indefensável para Rogério Ceni. O Ituano era superior na partida. Com marcação forte e saídas rápidas para o ataque (característica principal do time em todo o campeonato), a vitória parecia certa.

Mas mesmo não jogando bem, o São Paulo assustou o Ituano. Rodrigo Caio cabeceou com força para o gol, mas Vagner defendeu bem. Aliás, a zaga do Ituano vai demonstrando uma solidez incrível. Foram apenas 10 jogos sofridos em todo o campeonato, o que faz da defesa rubro-negra a melhor entre todos os 20 clubes que disputam o Paulistão.

Aos 31 do primeiro tempo, o jogo teve que ser interrompido por sete minutos por conta da forte chuva que atingiu a capital paulista. Até granizo caiu no Morumbi! Apesar do “toró”, o sistema de drenagem deu conta de tanta água e deixou a bola rolar por mais alguns minutos. Após a interrupção, o Ituano teve grande chance de ampliar o placar com Rafael Silva, que acertou a trave.

Na segunda etapa, a única coisa que mudou foi o uniforme de ambas as equipes. Como o Tricolor promovia a estreia do seu novo fardamento, o Galo teve que voltar de branco para que o São Paulo usasse sua camisa em três cores. Fora isso, a partida seguiu na mesma: Ituano melhor e levando perigo contra um São Paulo lento e desentrosado. Tanto é que Rafael Silva teve nova boa chance logo no primeiro minuto, mas não aproveitou.

A chuva voltou a apertar na metade do segundo tempo e a drenagem não aquentou mais. Com o campo cheio de poças, foi difícil para ambos os times demonstrar um bom futebol. Liderando o placar, o Ituano se retraiu mais e administrou o resultado. O São Paulo até tentou esboçar alguma reação, com o atacante Oswaldo, mas parou no seguro Vagner.

Paulo Henrique Ganso foi expulso no fim do jogo após acertar carrinho violento no meio campo. Doriva e Muricy até tentaram dar novo gás ao jogo promovendo mudanças durante a segunda etapa, mas nada adiantou. O placar seguiu sem alteração até o apito final. Bom para o Galo de Itu, que chegou a sua sétima vitória na competição e tem, até então, a quarta melhor campanha na classificação geral do Paulistão.

Ficha Técnica:
São Paulo 0x1 Ituano
São Paulo: Rogério Ceni; Luis Ricardo (Ewandro), Antônio Carlos, Edson Silva (Lucas Evangelista) e Alvaro Pereira; Rodrigo Caio, Wellington e Ganso; Ademilson, Osvaldo e Luis Fabiano. Técnico - Muricy Ramalho.
Ituano: Vagner; Dick, Alemão, Anderson Salles e Dener; Josa, Jackson Caucaia, Cristian (Gercimar) e Paulinho; Esquerdinha e Rafael Silva. Técnico - Doriva.
Gol: Esquerdinha, aos 13 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Osvaldo, Luis Fabiano, Antonio Carlos, Cristian e Jackson Caucaia.
Cartão vermelho: Ganso.
Renda: R$ 225.715,00.
Público: 15.171 pagantes.

Comentários