Esportes

Publicado: Domingo, 17 de agosto de 2014

Ituano vence o Maringá e respira mais aliviado na Série D

Cristian foi o autor do único gol no Estádio Novelli Júnior.

Crédito: Mauro Horita/Ituano FC Ituano vence o Maringá e respira mais aliviado na Série D
Ricardinho e Cristian comemoram o gol que deu ao Ituano a primeira vitória na Série D

O Ituano enfim venceu sua primeira partida no Campeonato Brasileiro da Série D. De falta, Cristian marcou o único gol do jogo contra o Maringá, que foi realizado na tarde deste sábado, dia 16 de agosto, no Estádio Novelli Júnior. O resultado deixa o Galo de Itu com quatro pontos conquistados, ainda com chances de classificação para a segunda fase da competição.

O jogo

Durante a semana que antecedeu a partida, todos falaram da necessidade da vitória. Quem estava no Campeonato Paulista se lembrou do momento da vitória contra a Penapolense, na última rodada da fase classificatória. Para buscar uma vaga na próxima fase a vitória contra o Maringá era fundamental. Foi o confronto entre o atual campeão Paulista contra o vice-campeão paranaense.

A equipe paranaense, que lidera o grupo, fez muitas faltas na partida. Foram 19 só no 1º tempo. Numa delas, Claudinho cobrou direto para a defesa do Ednaldo. Em boa jogada de Marcão, ele tocou para Claudinho que deixou Ricardinho na cara do goleiro. A finalização foi por cima do gol. Em outra falta, Cristian levantou para cabeçada de Marcão para fora.

“Eles vieram com uma intenção bem clara de parar o jogo. Eles vieram para tentar o empate que seria bom para eles. Fizeram um grande número de faltas no primeiro tempo. No segundo tempo conseguimos sair para o jogo, abrimos um pouco mais a equipe e conseguimos a vitória”, explicou o técnico Tarcísio Pugliese. No segundo tempo o Maringá fez mais 11 faltas. E foi numa delas que o Ituano chegou a vitória.

O Ituano voltou mais ofensivo para a segunda etapa. Marcão recebeu na entrada da área, protegeu e rolou para Elielton finalizar rasteiro. Alex cruzou e Marcão de cabeça quase abre o placar. Tarcísio quis aumentar a criatividade no meio e colocou Elvis. Ele imprimiu mais velocidade na partida. Em nova falta cobrada por Cristian, aos 19 do 2º tempo, desta vez pelo lado esquerdo, a bola foi na direção do gol. Ricardinho foi para a bola e ela entrou.

“O gol não foi meu. Eu estava no momento certo, na hora certa quando o Cristian bateu a falta. A bola pegou no zagueiro e entrou. O importante é que conseguimos a vitória”, afirmou Ricardinho. E o árbitro Thiago de Alencar Gonzaga confirmou o gol para Cristian mesmo. O Ituano ainda teve chance de ampliar em outro cruzamento. O zagueiro Luizão desviou de cabeça, mas a bola foi para fora.

Aos 45 minutos, o atrevido Elvis passou por dois marcadores, entrou na área e poderia ter tocado para trás, onde estava Marcão, mas preferiu bater para o gol. Só que o goleiro Ednaldo estava atento e defendeu. Vitória do Ituano pelo placar mínimo, para a alegria dos 893 torcedores presentes.

“Foi um jogo bom, independente da forma como veio à vitória. Foi um jogo difícil, como deverão ser todos neste grupo. Jogamos contra o atual vice-campeão paranaense e o atual líder da chave. É uma equipe bastante competitiva e sabíamos que seria muito complicado. O importante foi conquistar a vitória”, comentou Tarcísio Pugliese.

“Era importante vencer. Eu não estava aqui no Paulista, mas acompanhei os jogos do Ituano e vi como foi a campanha. Também teve dificuldades no início, inclusive com derrotas, mas depois se superaram. Esperamos repetir esta mesma campanha e conseguir o acesso e colocar o Ituano na Série C”, afirmou o atacante Ricardinho.

Para o próximo compromisso, contra o Guarani de Palhoça no Novelli Júnior (no dia 23 de agosto, sábado), Ricardinho promete o mesmo empenho. “Vamos estar novamente focados para conseguir mais uma vitória. É o início da arrancada para a classificação”, disse.

Ficha Técnica:
Ituano 1x0 Maringá
Ituano: Diego; Alex, Luizão, Leo e Diogo; Gercimar, Elielton (Elvis) e Cristian; Claudinho (Ewerton), Marcão e Ricardinho (André Luís). Técnico: Tarcísio Pugliese.
Maringá: Ednaldo; Tiago Gasparino (Ruy), Gustavo, Marcelo Xavier e Fernandinho; Zé Leandro, Serginho Paulista, Eurico e Max; Eydison e Baiano. Técnico: Claudemir Sturion.
Gol: Cristian aos 12 minutos do 2º tempo.
Cartões amarelos: Ewerton, Gercimar, Elielton, Cristian e Ricardinho (ITU), Tiago Gasparino, Zé Leandro, Eydison, Eurico e Marcelo Xavier (MAR).
Público: 893 pagantes.
Renda: R$ 12.375,00. 

Comentários