Esportes

Publicado: Terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Ituano joga bem, mas perde para o Santos na estreia do Paulistão

Galo de Itu foi derrotado por 3 a 0 pelo alvinegro praiano.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano joga bem, mas perde para o Santos na estreia do Paulistão
Ricardinho tenta passar pela marcação santista. O atacante rubro-negro passou em branco

A derrota na estreia do Ituano no Paulistão para o Santos por 3 a 0 neste domingo, dia 1º de fevereiro, na Vila Belmiro, não traduz o que foi o jogo. Todos os indicadores de estatística mostram isso. O Datafolha traz que o Galo teve 86% de aproveitamento nos 311 passes contra 82% do Santos em 316 passes. O Footstats diz que o rubro-negro errou 22 passes e o Santos 21. O que determinou a vitória dilatada do alvinegro praiano foram as finalizações certas, principalmente no início da partida.

“O Santos foi muito feliz nas finalizações. No primeiro tempo foram duas finalizações e fizeram os dois gols. No primeiro numa infelicidade nossa, pois a bola bateu no Clayson antes de entrar, enganando o Diego. E o segundo foi mérito do atleta do Santos, que chutou muito bem. Foi uma bola indefensável. Realmente a gente fica chateado porque a equipe jogou bem no primeiro tempo. Mesmo com o placar adverso conseguimos equilibrar as ações. Conseguimos ter posse de bola e o que faltou foi finalizarmos mais. E mérito do Santos que transformou as duas primeiras chances em gol”, explicou o técnico Tarcísio Pugliese após a partida.

Logo com 6 minutos, Geuvânio recebeu na esquerda, cortou Clayson e bateu para o gol. A bola desviou no próprio Clayson e enganou o goleiro Diego. Dois minutos depois, Zé Carlos lançou Clayson que driblou o marcador e cruzou para Misael. Ele dominou e finalizou. A bola bateu no zagueiro e voltou para Ricardinho, que chutou no contrapé do goleiro Vladimir. A bola foi na trave. Aos 29, numa falta marcada no bico da área, saiu o segundo gol do Santos. Lucas Lima cobrou e Cristian conseguiu interceptar. No rebote Chiquinho pegou de primeira. No ângulo. Indefensável.

Em outra falta no segundo tempo, Diego fez boa defesa em cobrança de Chiquinho. Já com muita chuva, após tabela rápida entre Geuvânio e Lucas Lima, a bola foi devolvida pelo alto para Geuvânio marcar o terceiro gol. O Ituano tentou marcar o seu gol em algumas chances. A melhor foi com Cristian, que experimentou de fora da área. Vladimir soltou e no rebote quase Naylhor fez. Ficou a lição do primeiro jogo.

“O primeiro gol desviou no nosso jogador e outro o lateral acertou um belo chute que acho difícil acertar outro como aquele. Mas mérito para ele. Foram dois gols muito rápidos. Com precisão no segundo gol e sorte no primeiro. Isso serve de atenção para nós, porque o Campeonato Paulista apresenta estas dificuldades”, afirmou o volante e capitão Josa.

Voltando as estatísticas fica clara a diferença das duas equipes. O Ituano finalizou três vezes na direção do gol (sendo uma na trave), enquanto o Santos acertou o gol de Diego cinco finalizações e teve outras oportunidades. “Temos que manter as coisas boas que fizemos neste jogo. Ninguém parou de correr nenhum minuto. As bolas de contra-ataque que tivemos, chegamos algumas vezes no gol do Santos, mas precisamos acertar quando tivermos as chances de gol. Não teremos tempo para treinar, mas com certeza o Tarcísio vai conversar conosco para corrigirmos para a partida contra o Bragantino”, lembrou Josa.

O técnico Tarcísio Pugliese concorda e destaca as coisas boas apesar da derrota. “Temos aspectos positivos desta partida, sem dúvida nenhuma. Fomos bem apesar do placar. Jogar na Vila é dificílimo. O Santos é um time forte. Contra o Bragantino precisa fazer um jogo bom com um resultado positivo”, finalizou o treinador. O próximo jogo do Galo será já nesta quarta-feira, às 17 horas, contra o time de Bragança Paulista no Estádio Novelli Júnior.

Ficha técnica:
Santos 3x0 Ituano
Santos: Vladimir, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Chiquinho; Alison, Renato e Lucas Lima; Geuvânio (Ricardo Oliveira), Robinho (Lucas Crispim) e Thiago Ribeiro (Elano). Técnico: Enderson Moreira
Ituano: Diego, Dick, Léo, Leonardo (Naylhor) e Zé Carlos; Josa, Clayson (Jheimy), Cristian e Jackson Caucaia (Gercimar); Misael e Ricardinho. Técnico: Tarcísio Pugliese
Gols: Geuvânio, aos 6 do 1º e aos 10 do 2º tempo. Chiquinho, aos 29 do 1º tempo (SAN).
Cartões amarelos: Gustavo Henrique e Chiquinho (SAN); Clayson, Leonardo e Ricardinho (ITU).
Público: 9.121 torcedores.
Renda: R$ 269,839,00.

Comentários