Esportes

Publicado: Quinta-feira, 17 de março de 2016

Ituano ganha vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2016

Direito foi dado ao time por ter sido o vice da Copa Paulista

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Ituano ganha vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2016
Torcida do Ituano incentivou o time na final da Copa Paulista

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças no Campeonato Brasileiro da Série D de 2016, e com isso o Estado de São Paulo ganhou duas novas vagas para a competição. Foram garantidos então lugar ao campeão e vice-campeão da Copa Paulista 2015, respectivamente, Linense e Ituano.

A boa notícia foi confirmada na manhã de 16 de março e trouxe ainda mais ânimo ao Galo de Itu. “É um prêmio pela boa campanha que realizamos na Copa Paulista. Sempre disputamos esta competição com o objetivo de chegar ao título, mesmo utilizando estes jogos para lançar e dar experiência aos mais jovens. Valeu muito a pena ter disputado a Copa Paulista com este pensamento de título. Formamos uma base para o Paulistão, dando experiência para os garotos que subiram e agora ganhamos este prêmio. Vamos procurar manter a base. Queremos subir neste ano para a Série C. Mas não vamos esquecer que ainda estamos brigando por classificação no Paulistão”, lembrou o gestor Juninho Paulista.

Com as alterações no formato e na fórmula de disputa, neste ano a Série D aumentou de 40 para 48 clubes. As novas vagas foram distribuídas de acordo com o Ranking Nacional de Federações, pelas participações dos clubes nos Brasileiros. Assim, o futebol paulista, que tem a maior quantidade de clubes nas 4 divisões, mereceu as duas novas vagas. E a Federação Paulista (FPF) optou pelos finalistas da Copa Paulista do ano passado.

Segundo regulamento, o Linense até poderia escolher entre o Brasileiro e a Copa do Brasil, em caso de aumento de vagas na Série. E o vice ficaria com a outra opção. Mas como a definição ocorreu somente agora, o Leão de Lins que conquistou o título não pôde escolher. Desta forma, a diretoria da FPF definiu que excepcionalmente neste ano os dois finalistas vão disputar a Série D de 2016.

Comentários