Esportes

Publicado: Quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Ituano conquista objetivos e já sonha com Campeonato Brasileiro

Time de Itu começa o planejamento para 2020.

Por Daniel Rodrigues,

O Ituano não conseguiu o título da Série D, porém a campanha até a semifinal foi o suficiente para subir de divisão. Vinicius Bergantin, treinador da equipe desde 2017, exaltou todo o esforço para os resultados até aqui. O time de Itu já começa o planejamento para 2020, em que o objetivo principal será o retorno para a Segundona. A última vez que o Galo Rubro-Negro disputou a divisão de acesso para a elite nacional foi em 2007, ou seja, quase 13 anos atrás.

Apesar do início irregular, o Ituano teve até uma certa tranquilidade durante a disputa da Série D. A equipe se classificou em 2º no Grupo A13, atrás apenas do Brasiliense. Nas fases seguintes, a equipe eliminou a Caldense, o Vitória do Espírito Santo e, por último, o Itabaiana. Sempre vencendo, pelo menos, uma das partidas. Esses resultados garantiram uma vaga na semifinal e, como consequência, a classificação para a Série C de 2020.



Porém, o sonho do título acabou na disputa contra o Brusque. A equipe até venceu por 2 a 0 no jogo de ida, mas perdeu pelo menos placar no Estádio Augusto Bauer e caiu nos pênaltis. A campanha, no entanto, valeu alguns elogios do treinador Vinicius Bergantin. Ele afirmou que é preciso valorizar o feito do Ituano, já que o acesso para a Série C veio depois de muita luta e uma espera de quase 10 anos.

O Campeonato Paulista da próxima temporada deve ser uma etapa importante, assim como foi neste ano. O Ituano conseguiu terminar como líder do Grupo D, chegou até as quartas de final e acabou eliminado pelo São Paulo, após duas derrotas por um gol de diferença. No entanto, a equipe foi destaque por conta dos bons números e registrou um dos melhores ataques da competição ao lado do Santos. Foram 18 gols marcados nas 12 partidas iniciais.

Mais revelações

Um dos responsáveis pela boa campanha do Ituano na temporada foi o atacante Gabriel Martinelli. O jovem de 18 anos foi um dos destaques da equipe e, inclusive, já trocou o Brasil para jogar na Inglaterra. A chance de viver na Europa foi o suficiente para conquistar o futuro craque. Ele assinou com o Arsenal, que aparece entre as equipes que possuem boas chances de título nos prognósticos de futebol gratuitos para o torneio inglês.



A esperança da torcida de Itu é que dinheiro ganho na transferência, cerca de R$ 30 milhões, possa ser reinvestido para a base do time. Promessas como Martinelli não são importantes apenas financeiramente, mas também para os resultados dentro de campo. Ele fez diferença durante o primeiro semestre, principalmente no Campeonato Paulista, e isso com certeza contribuiu para o Ituano garantir o acesso até a Série C.

Seja com novas promessas, ou um bom planejamento, a cidade de Itu já sonha alto com o bom momento do time da cidade. O maior desejo é ter, pela primeira vez na história, o Ituano disputando o Brasileirão. Porém, isso é um caminho longo e que é preciso ser percorrido com calma. O primeiro passo é disputar a Série C na próxima temporada e, se não conseguir o acesso, ficar entre os melhores na tabela.

Comentários