Esportes

Publicado: Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Ituano Basquete tem atletas convocadas para Seleções Brasileiras

Duas defenderão a seleção principal e duas a seleção militar

Crédito: Nathane Agostini Ituano Basquete tem atletas convocadas para Seleções Brasileiras
Izabella Sangalli e Gabriela integram a Seleção principal, enquanto Luana e Patrícia compõem a Militar

O Ituano Basquete se prepara para a disputa do Campeonato Paulista e deve ficar desfalcado no início da competição, mas por uma boa razão. A pivô Gabriela e a ala Izabella Sangalli foram convocadas para a Seleção Brasileira Adulta Feminina para a disputa da FIBA Women’s AmeriCup 2019 (Copa América Feminina), que ocorre entre os dias 22 e 29 de setembro, em Porto Rico.

E as atletas não são as únicas que estarão defendendo as cores do Brasil. As laterais Luana e Patrícia (Chuca) foram convocadas para a Seleção Brasileira Militar de Basquete Feminino, que disputará os Jogos Mundiais Militares da China em outubro.

Para Gabriela, uma das destaques do rubro-negro na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2019, a convocação é ainda mais especial: é a primeira vez que a atleta é chamada para integrar o elenco da Seleção principal. “Fiquei muito contente com a notícia, não esperava, mas fiquei muito feliz. Eu espero que seja um período de treinamento de muita aprendizagem; quero conseguir ficar [entre as 12 escolhidas], mas acredito que só de estar indo já é muito bom, vou aprender muito nesse tempo que estarei lá”, celebra a pivô, apontando que a equipe ainda passará por cortes.

Izabella, por sua vez, retorna à Seleção após a histórica conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima de 2019. “Eu fiquei feliz de ter sido convocada novamente, quero aproveitar essa oportunidade para evoluir bastante como atleta, brigar pra ficar entre as 12 e disputar a Americup, que é um campeonato importantíssimo para a classificação para o Pré-olímpico das Américas”, afirma a atleta.

Desta vez, no entanto, diferentemente do Pan, Sangalli terá uma companheira do Galo nos treinamentos e elogia a jogadora: “Fiquei muito feliz pela Gabi também, ela fez uma excelente LBF e merece muito a convocação. É bom ter mais uma atleta representando o Ituano na Seleção!”

Outra estreante com a camisa verde e amarela, a ala Luana se diz “imensamente feliz” pela primeira “chance em participar com as demais Sargentos” da Força Aérea. Nesta primeira experiência, comemora ainda a também convocação de Patrícia, que para ela é “uma grande parceira, me ajuda muito dentro e fora de quadra. Sua visão e experiência contam diariamente em nossos treinamentos”.

Para a experiente Patrícia - que foi campeã com a Seleção Militar no Mundial de 2015 - a experiência é “um dejavu”, mas a expectativa para o campeonato é das melhores e que ter “uma companheira de equipe é excelente, mostra o trabalho individual, árduo que ambas fazem, mostra o trabalho em equipe com toda parte técnica e do clube Ituano que nos dá todo suporte”.

Sobre a possibilidade de ser bicampeã com a equipe, a atleta afirma que “defender nosso título é um desafio maior, é dever em servir, dedicação total!”.

Gabriela e Izabella se apresentam à Seleção Adulta Feminina no Rio de Janeiro no dia 31 de agosto, cujos treinamentos vão até o dia 14 de setembro - véspera da viagem da equipe para San Juan, sede da AmeriCup 2019.

O Brasil está no grupo B da competição e enfrentará as seleções da Argentina, Paraguai, Colômbia e Estados Unidos na primeira fase. O outro grupo, A, é formado por República Dominicana, Cuba, Canadá, México e Porto Rico. As duas melhores equipes de cada conjunto devem se enfrentar na semifinal.

A apresentação das laterais Luana e Patrícia, por sua vez, ocorre no dia 11 de setembro, também no Rio de Janeiro, após a estreia do Ituano no Campeonato Paulista. A Seleção Militar treina até o início dos Jogos Mundiais no dia 13 de outubro - incluindo um training camp na Argentina na segunda quinzena de setembro.

A estreia do Galo no Paulista ocorre às 20h, no Ginásio Municipal "Gualberto Moreira" (Rua Duarte da Costa, nº 50, Vila Hortência) em Sorocaba, contra a equipe do Pró-Esporte.

Comentários