Esportes

Publicado: Domingo, 13 de fevereiro de 2011

Africanos sobem no lugar mais alto do pódio em Itu

Com 30m27s, Marco Joseph Kitur, da Tanzânia, foi o primeiro.

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Africanos sobem no lugar mais alto do pódio em Itu
Na categoria feminina, a queniana Bornes Jepkirui Kitur foi a primeira colocada

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Ao som do clássico “We are the champions”, Marco Joseph Kitur, da Tanzânia, cruzou a linha de chegada da 27ª Volta Pedestre “Cidade de Itu", e faturou o prêmio de R$1.500. Com o tempo de 30m27s, o atleta ficou perto de quebrar o recorde da prova, que pertence a Roberto Rodrigues Oliveira, com 30m04s, conquistado em 2007. O primeiro brasileiro foi Silvano Lima Pinto, que chegou quase um minuto depois do campeão. 

Na categoria feminina, a queniana Bornes Jepkirui Kitur foi a primeira colocada, seguida por Anastácia Msandai Ghamaci, da Tanzânia, e da brasileira Maria Lúcia Alves Vieira. 

Confira os atletas que subiram ao pódio: 

Categoria elite – masculino

1º lugar – Marco Joseph Kitur, 30m27s
2° lugar – Mark Korir, 30m44s
3° lugar – Silvano Lima Pinto, 31m12s
4° lugar – Vanderlei Alves Tiburcio, 31m22s
5° lugar – Célio Falcão, 31m26s 

Categoria elite – feminino

1º lugar – Bornes Jepkirui Kitur, 36m05
2° lugar – Anastácia Msandai Ghamaci, 37m11
3° lugar – Maria Lúcia Alves Vieira, 37m37
4° lugar – Zerfe Worku Boku, 37m45
5° lugar – Marizete de Paula Rezende, 39m12s 

Além dos atletas do Quênia e da Tanzânia, a prova de 2011 também trouxe corredores de diversas cidades e estados brasileiros. Como os irmãos de Jundiaí Ana Cláudia, de 39 anos, e Luís Cláudio Martins Pereira, de 36, que, pela terceira e primeira vez, respectivamente, vieram para Itu para participar da Volta Pedestre. “Não somos profissionais, não viemos para concorrer a prêmio algum, mas a satisfação de saber que você cumpriu o percurso traz um bem estar sem comparação”, afirma Luís. “Durante a prova o cansaço é enorme, mas quando cruzamos a linha de chegada, a emoção é tão grande que dá até vontade de correr de novo”, completa a irmã.

O percurso

A largada e a chegada foram no mesmo local dos anos anteriores, na avenida Prudente de Moraes, ao lado do estádio “Dr. Novelli Junior”. Depois dos primeiros metros, os atletas entraram na avenida Francisco Ernesto Fávero, no bairro Rancho Grande, e viraram na rua Arquiteto Márcio João de Arruda, na Vila Leis, seguindo, entre Vila Nova e Vila Leis, pela rua Convenção até a rua Alberto de S. Cardoso. 

Saindo da rua Alberto de S. Cardoso, os atletas viraram a esquerda pela rua Capitão Fleming, seguindo pela rua Floriano Peixoto, no centro, para então seguir pelo eixo histórico subindo a praça da Independência (Travessa do Carmo/Largo do Carmo) cortando pelo meio da praça sentido à rua Barão do Itaim, contornando a praça Padre Miguel (Largo da Matriz), virando a direita na rua Paula Souza, até chegar na rua 20 de Janeiro. 

Após a rua 20 de Janeiro, a corrida pegou o caminho de volta, entrando na rua Marechal Deodoro, rua Maestro José Vitório, subindo a lateral da praça Duque de Caxias (ao lado do muro do Quartel), virando à esquerda na rua Benjamim Constant, seguindo em uma leve subida até a rua Tenente Olavo de Assis, no bairro São Luiz, subindo a rua Agenor C. Leite de Campos, virando a direita na rua José Bruni (em frente ao SESI), retornando à rua Arquiteto Márcio João de Arruda, avenida Francisco Ernesto Fávero, até a avenida Prudente de Moraes, onde estava a chegada. 

Os números da corrida

Com aproximadamente 30 categorias, a Secretaria Municipal de Esportes premiou cerca de três mil atletas que se inscreveram para participar da corrida e da caminhada. Atletas de categorias que iam entre 18 e 19 anos até a categoria para quem tem 80 anos ou mais, além da Portadores de Necessidades Especiais (PNE), tanto no masculino como no feminino, participaram da competição.

A equipe organizadora do evento conta com 120 pessoas. Foram distribuídos três mil kits, contendo barra de cereais, camiseta, squeeze, medalha, isotônico e água, tudo dentro de uma sacolinha em TNT personalizada com a logomarca da corrida.

Também foram distribuídos 1230 quilos de maçã e mais 1230 quilos de banana, além de 40 mil garrafinhas de água consumidas pelos atletas antes, durante e depois da corrida. 

Para garantir a segurança de todos os participantes, 200 metros de grades, 200 cavaletes e 200 cones de sinalização foram colocados nas ruas percorridas pelos atletas. 

A 27ª Volta Pedestre Cidade de Itu distribuiu mais de R$ 13,4 mil em prêmios para os vencedores em diversas categorias, além de troféu e medalha. Não houve acumulação dos prêmios em dinheiro (exceto para a categoria atleta de Itu). O corredor que não retirou seu prêmio no ato da competição terá até sete dias úteis para retirá-lo pessoalmente na Secretaria Municipal de Esportes de Itu. Vencido este prazo o prêmio será doado ao Fundo Social de Solidariedade de Itu.

Comentários