Entretenimento

Publicado: Sexta-feira, 5 de julho de 2019

Turnê comemorativa aos 17 anos da Flautins Matuá passará por Itu

Apresentação integra programação do 26º Festival de Artes.

Crédito: Dalton Turnê comemorativa aos 17 anos da Flautins Matuá passará por Itu
Flautins Matuá circula por São Paulo e interior com turnê de pré-lançamento do disco "Na Pisada"

Versando as culturas populares em música desde 2002, o Grupo de Pífanos Flautins Matuá se prepara para lançar seu mais novo trabalho. Contemplado no ano passado pelo ProAC Edital para gravação de álbum inédito e apresentação de espetáculos de música popular instrumental, "Na Pisada" propõe seis apresentações do novo show com registro do repertório em CD e vinil, além de sua disponibilidade gratuita nas plataformas digitais.

Passeando por ritmos do Brasil e do mundo, "Na Pisada" apresenta composições predominantemente autorais, assinadas por Fernando Tocha, Iago Tojal e João Arruda. Além disso, o disco conta com músicas de compositores da cultura popular brasileira, como Carlos Malta, Egildo Vieira, João Bá e o povo Kariri Xocó, traduzindo grande parte da vivência do grupo. As músicas integram o setlist do show de pré-lançamento do disco, cuja direção musical é do violinista e rabequeiro Esdras Rodrigues e o design gráfico fica a cargo de Bia Porto. O lançamento do CD está previsto para o mês de setembro.

“Esse é um disco que reverbera parte das influências e experimentações artísticas com as quais tivemos contato dentro das culturas populares do Brasil e do mundo ao longo da nossa trajetória, salientando, também, um quê de música popular mais urbana e moderna”, comenta Fernando Tocha.

Depois de passar por São Luiz do Paraitinga (em maio) e Campinas (em junho e julho), a turnê de pré-lançamento do CD chega em Itu, aonde no dia 07 de julho (domingo) vai se apresentar no 26º Festival de Artes da cidade. Fora do estado, o show passa também por Goiás no final do mês, integrando a programação do XIX Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros.

A sonoridade de "Na Pisada" apresenta timbres e instrumentos muito tradicionais na cultura brasileira, como o pífano (flauta de bambu) e a viola caipira de cabaça, acompanhados do charango andino, do contrabaixo elétrico e das diversas percussões do mundo. “Temos grande admiração pelas mestras e mestres da cultura popular brasileira. Até por isso, nossas criações artísticas se inspiram quase que exclusivamente nessas tradições. Inspirado na turnê que fizemos pela Europa (em 2010 e 2013), Na Pisada busca ampliar nossos horizontes musicais, mostrando a diversidade das nossas influências artísticas e musicais, misturando-as com a contemporaneidade, com o Brasil e o mundo, o ancestral e o novo. Em suma, nossa motivação para essa nova experiência expressa nossas criações com a cara do Flautins Matuá e muita originalidade”, conclui o músico.

Contando com participações especiais de peso no disco (como Carlos Malta e Éder O Rocha, Alessandra Leão, Rodrigo Caçapa e Cris Monteiro), Na Pisada é um projeto idealizado pelo grupo Flautins Matuá e financiado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do Edital ProAC 22/2018, com produção da Tocha Produções em parceria com a Celeiros Produções.

Sobre o Flautins Matuá

Criado há 17 anos, o Grupo de Pífanos FLAUTINS MATUÁ é formado pelos músicos Fernando Tocha (pífano e voz), João Arruda (viola caipira, charango, percussão e voz), Yandara Pimentel (zabumba, percussão e voz), Iago Tojal (contrabaixo, percussão, pífano e voz), Marcelo Falleiros (violão, contrabaixo, cavaquinho, percussão e voz), Cris Monteiro (percussão e voz) e Marina Reiter (percussão e voz). Inspirados pelo universo poético popular brasileiro, os elementos centrais das criações do grupo se baseiam no pífano, na percussividade e na cenicidade para interação com o público. As vivências nas danças, nos ritmos e nos instrumentos tradicionais divididas com mestres da cultura popular do Brasil e da Europa, são levadas aos palcos mundo afora. Em toda sua trajetória, já se apresentaram e ministraram oficinas por aqui, pela França, Itália e Inglaterra em festivais, centros culturais, teatros, praças e escolas. As participações especiais contemplam shows de nomes importantes no cenário nacional – Chico César, Carlos Malta, Tião Carvalho, Pífanos de Caruaru, João do Pife, Irmãos Aniceto, Zé do Pife e as Juvelinas – e internacional – os grupos franceses L’Arrache Fanfarre, Maracaju e La Pifada.

Serviço:
Circulação de pré-lançamento do CD "Na Pisada"
Direção Artística: Flautins Matuá
Direção Musical: Esdras Rodrigues
Duração: 1h10

ITU
Domingo, 07 de julho de 2019
Horário: 14h30
26º FESTIVAL DE ARTES – Praça da Independência (Largo do Carmo)
Entrada Gratuita

Comentários